sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Festa em família

 


#DomingoEspecialíssimo – Amigas e amigos, vivi um Domingo dos Pais (10) contagiante, com os carinhosos abraços e beijos que recebi dos filhos e netos. O mais bacana foi a feliz coincidência com o aniversário do nosso neto, Enzo, filho da Daniela, que fez 26 anos e nos deu muito gás com uma super comemoração, repleta de alegria, alegria e mais alegria.

 

Nem preciso dizer o quanto a harmonia e solidez familiar são fundamentais para a nossa existência. Em grande parte, elas são as responsáveis pela saúde, bem-estar, alegria, paz, amor e felicidade necessários para viver.

 

No meu caso, as coincidências foram mais longe. A linda neta Sophia (16), filha da Mariana e Takeshi, que esteve ausente por um bom tempo, em razão de curso de aprimoramento à arte de balé nos EUA, nos brindou com sua presença, chutando a saudade para longe.

 

Enfim, como “saco vazio não para em pé”, saboreamos um prato delicioso da culinária japonesa, indicado para os dias frios do inverno. Chama-se Udon, ou seja, macarrão japonês com bastante caldo quente, com verduras, legumes e outros ingredientes da culinária japonesa, preparado com extrema maestria pela filha Daniela, com a ajuda da minha amada Elza. Foi um dia de maravilhosas coincidências que serviram para fortalecer ainda mais os laços, que desejamos sejam indissolúveis, da nossa família Abe. #FestaEmFamília

 

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Mais paciência, mais amor!

 

#AgressorDeBebê – Um homem de 36 anos foi preso após agredir uma bebê de 4 meses que ele acreditava ser uma boneca reborn, usada por um casal para furar fila. O fato ocorreu em 05 de junho, num trailer de lanches de Belo Horizonte. Segundo informações prestadas pela mãe da bebê aos policiais militares que atenderam a ocorrência, o agressor se aproximou e começou a brincar com a bebê perguntando se ela era de “verdade”. Mesmo com o pai confirmando que não se tratava de uma boneca hiper-realista, o agressor continuou insistindo que a bebê era reborn.

 

A bebê estava no colo da mãe quando o agressor deu um tapa na cabeça dela, causando um inchaço na região da orelha. Pessoas que presenciaram a cena derrubaram o agressor e o detiveram até a chegada da Polícia. O homem ficou com ferimentos leves, foi encaminhado à UPA e, em seguida, à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente.

 

O agressor repetiu às autoridades a versão de que a bebê reborn estava sendo usada para furar fila. Isso o teria revoltado e o levado à agressão “de forma consciente”. Ele afirmou que não era usuário de medicamentos controlados, mas disse ter ingerido bebidas alcoólicas momentos antes. Porém, a Polícia comprovou que havia sobriedade em suas falas e ações e concluiu que o agressor estava usando a bebida como álibi.

 

Identificado como Felipe Martins Cruz, o agressor foi preso em flagrante por lesão corporal. Entretanto, em 07/06, a juíza Maria Beatriz Fonseca da Costa Biasutti Siva, da Central de Audiência de Custódia, concedeu liberdade, argumentando que não havia requisitos legais para a prisão preventiva, uma vez que o crime tem pena inferior a quatro anos. A liberdade provisória foi dada mediante fiança de R$ 4.554,00 (três salários mínimos), além de outras medidas cautelares como o comparecimento regular à Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas.

 

Diante de uma agressão absurda, atingindo a bebê de 4 meses, uma das testemunhas, revoltada, afirmou: “É um absurdo! Surreal o mundo em que estamos vivendo. Além da agressão, ele ainda ofendeu o pai da bebê”. É uma ocorrência muito triste que mostra o quanto as pessoas estão muito mais propensas a agredir do que a dialogar. Nada justifica uma ação tão exacerbada. #MaisPaciência #MaisAmor

 

(Foto: Reprodução Google Street View / Detalhe: Valter Campanato/Agência Brasil)

 


 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Nosso melhor amigo



#LambidasDosCães – Quem tem cachorro em casa sabe que eles gostam de lamber o tutor. Chegar em casa, após um dia agitado, e ser recebido com uma lambida é algo com significado de um gostoso beijo de boas-vindas. Segundo os veterinários, há várias explicações para a lambeção. Na fase de crescimento, as lambidas demonstram uma forma mais eficiente de os cães explorarem o mundo. As mamães peludinhas lambem por comportamento instintivo, colocando seu cheiro na ninhada. Com isso, os filhotes reconhecem a sua matilha (família) pelo seu cheiro em comum, incluindo a figura do tutor porque, na visão do cão, ele é membro da matilha, que representa segurança, afeto e fonte de alimentação.

 

Além da demonstração de afeto, as lambidas também podem significar pedido de carinho, atenção ou até mesmo um alerta para o tutor que está com excesso de transpiração. Os cães mais carentes usam as lambidas para chamar a atenção, nos surpreendendo quando estamos tirando um cochilo no sofá. Eles associam as lambidas ao amor, desejando paparicos e carinhos.

 

Especialistas esclarecem que existem tipos de lambidas que são demonstração de ansiedade ou até alguma ferida ou doença na pele. Portanto, como nem sempre é afeto, vale observar e aprender:

- A língua canina é como o olfato. Muito poderosa é usada pelo cão para reconhecer nosso humor, saber onde estivermos, identificar se estávamos com outros bichinhos e até se estamos doentes.

- Se o cão apresenta agitação, latidos excessivos, comportamento destrutivo, apatia e lambidas frequentes no tutor, ele pode estar com problema de alta ansiedade.

- Caso o cão lamba a pata intensamente, essa ação pode ser prejudicial a ele, visto que as lambidas podem causar danos à pele e até dar espaço para infecções. A situação requer visita ao veterinário por precaução.

- As repetidas lambidas podem também significar um pedido de perdão, após uma bronca recebida do tutor. Os cães gostam de viver em grupos e em paz, sem conflitos, e lamber é como se fosse uma bandeira de paz. Podem ainda demonstrar gratidão pelo amor, carinho e alimentação que o cão recebe, pois ele faz questão de ser parte da família. Já as lambidas nos pés do tutor são o jeito de manifestar o gosto pela companhia, principalmente após um período de ausência.

- Os cães também demonstram amor e carinho pelo olhar, pela aproximação física e pelo comportamento parceiro. É muito raro alguém contrair doenças dos cães.


Seguindo orientação veterinária, destaco a importância de manter em dia a vacinação e a vermifugação do pet, porque existem muitas bactérias na boca dele, assim como nas nossas. #NossoMelhorAmigo

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo


terça-feira, 12 de agosto de 2025

Atenção com micro-ondas!

 


#TempoDeCuidados – A sociedade impõe o cotidiano muito corrido. Cada vez menos, há tempo disponível para afazeres domésticos. Acompanhando essa evolução, o mercado coloca equipamentos para agilizar as tarefas, como o preparo das refeições. Dos velhos tempos de fogão à lenha, passando para o fogão a gás e micro-ondas, avançamos para airfryers, fornos de convecção, fornos combinados, etc. Contudo, o micro-ondas continua tendo a preferência da maioria.

 

Vale destacar como utilizar esse eletrodoméstico com segurança. Jamais devem ir para o micro-ondas:

- Plástico: alguns tipos, quando aquecidos, liberam substâncias como a dioxina, o bisfefol e o ftalato que fazem mal à saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libera os utensílios plásticos de policarbonato.

- Papel-filme: nem todos tipos são recomendados para aquecer os alimentos no micro-ondas. Portanto, recomenda-se não utilizar papel-filme no micro-ondas, muito menos embalagens de papel.

- Isopor: quando aquecido, acaba liberando a substância chamada de estireno, que se transforma em hipóxido, potencialmente carcinogênico e obesogênico, ou seja, contribui com a obesidade em adultos e crianças.

- Alumínio: traz grande perigo de incêndios, porque o micro-ondas funciona com ondas eletromagnéticas que, ao entrarem em contato com o alumínio, geram correntes elétricas causadoras do superaquecimento desse metal. Mas, existem embalagens de alumínio (marmitas de alumínio), usadas em restaurantes, que conforme informação da Associação Brasileira de Alumínio (ABAL), podem ser utilizadas, desde que sejam seguidas à risca as orientações específicas. Na dúvida, é melhor evitar o uso de artigos de alumínio.

 

Feitas essas observações, os especialistas recomendam o uso de recipientes e embalagens de cerâmica, vidro, louça ou de plásticos duros, que não transferem substâncias ao alimento quando aquecidos. Outra orientação é esquentar os alimentos no micro-ondas com a quantidade adequada de água.

 

Por outro lado, orienta-se não colocar no micro-ondas ovos com casca, batatas, pimentões, tomates, salsicha, linguiça, pimentas, pedaços grandes de carne crua, leite materno, arroz, frango, frutas com casca grossa (maçãs e bananas), água em pequena quantidade e óleo.

 

Compartilho esses cuidados para ajudar a evitar trágicos acidentes, causados por falta de atenção ou conhecimento. Afinal, “é melhor prevenir do que remediar”. #AtençãoComMicro-Ondas

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Força do comércio

 


#PrêmioAirtonNogueira – Novos Tempos, Novas Soluções – Destaque Empreendedor, Prêmio Airton Nogueira 2025 foi o bem-sucedido evento que superlotou o salão social do  Clube Náutico Mogiano. A edição deste ano foi mais uma iniciativa do Sincomércio do Alto Tietê, juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Mogi das Cruzes, presididos pelo competentíssimo Valterli Martinez, ao lado da diretoria e da fabulosa equipe de colaboradores.

 

Com muita emoção, os premiados, em companhia de suas respectivas famílias, receberam, em 18 de julho, a justíssima homenagem das mãos de autoridades convidadas e de patrocinadores, ao lado do presidente do Sincomércio:

 

- Empresa Kaema Sinalizações, de Mogi das Cruzes; Shopping Urupema, de Mogi das Cruzes; Rolleta Calçados. de Itaquaquecetuba; Lumah Brindes, de Suzano; As Marianas, de Guararema; Costa Assessoria Contábil, de Salesópolis; Cacau Show, de Biritiba Mirim; Frane Modas, de Ferraz de Vasconcelos; Pink Perfumaria, de Ferraz de Vasconcelos; Projeto Social OnlyWay, de Mogi das Cruzes; China Facil, de Mogi das Cruzes; e Sicred, de Mogi das Cruzes.

 


 “Este evento não é apenas uma premiação. É uma demonstração da união, do trabalho duro, da coragem e da persistência daqueles que fazem do comércio do Alto Tietê um verdadeiro motor de desenvolvimento, empregos e crescimento para nossas cidades. Contamos com vocês para seguirmos juntos nessa caminhada, fortalecendo nosso comércio e nossa comunidade, sempre com respeito, diálogo e compromisso. Mais uma vez, muito obrigado por fazerem parte desse momento inesquecível!”, manifestou-se Varterli Martinez.

 

Reafirmo a importância colossal da categoria classista profissional do comércio, que é o elo insubstituível para intermediar as produções dos setores primário e secundário, abastecendo diuturnamente os consumidores numa roda-viva que constitui a magia da cadeia produtiva. #ForçaDoComércio

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Cuidem do papai!

 

#MensagemDeMamãe – “’Cuidem do papai’ – Mãe morre de câncer e deixa vídeo comovente para família” é o título da matéria que traz a história real de Cecília Castro Revert, chamada carinhosamente de Cissa, e do esposo, Lowell Revert (54), administrador de empresas. É impossível não se emocionar! Cissa faleceu aos 39 anos de idade, em 6 de agosto de 2019, diagnosticada com neoplasia gástrica (câncer de estômago). “Foi como tirar o chão da gente. Nós, com duas filhas pequenas, na época, a Helena, com 3 anos, e a Luiza, com 8. Câncer é uma palavra pesada. O médico falou da gravidade, que não era um tumor pequeno e que a cirurgia deveria ser de emergência para tentar recuperar parte do estomago, que já estava bem afetado”, relata o marido.

 

Lowell viu Cissa pela primeira vez em uma academia e define que foi “um encontro de almas”. Ao dar as boas-vindas, ele viu no dedo dela uma aliança de noivado. Mesmo assim, com um grupo de amigos, foram passar o final semana no Hopi Hari. Conversaram muito durante a viagem e, quando chegaram em Valinhos/SP, deram o primeiro beijo. Foi quando Cissa tirou a aliança de noivado e falou: “Está tudo errado na minha vida”. Na segunda-feira, procurou o noivo e terminou. Lowell lembra que “a partir daí, foi um amor alucinante. Nunca mais nos separamos”. Matéria na íntegra: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/03/19/antes-de-morrer-de-cancer-mae-se-despede-das-filhas-em-video-emocionante.htm.

 

Por conta da trágica morte de Cissa, tudo se transformou na vida de Lowell que se tornou “pãe” das meninas. Os três se isolaram numa fazenda, enfrentando dor, saudade e angústia. Tempos depois, ao mexer no celular da amada, ele teve uma grande surpresa: a esposa havia gravado um vídeo para ele e as filhas. “Vocês são as pessoas mais importantes da minha vida. Busquem o melhor para a vida de vocês, e cuidem do papai. Vocês tiraram a sorte grande, um pai desses é um presente divino”, dizia a mensagem no vídeo, visto mais de mil vezes por Lowell, com choro compulsivo.


Compartilho a história com vocês, com muita emoção e a certeza de que, por mais difíceis que sejam os enfrentamentos, a mensagem deixada por Cissa ao esposo e às filhas contém uma energia poderosíssima para nossas contendas diárias.#CuidemDoPapai

 

(Imagem: Reprodução)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Feliz no Centenário

 


#DomingoDeEmoção – Dia de curtir o Parque Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, local extremamente aprazível para estar com toda a família, na Av. Francisco Rodrigues Filho, Distrito de Cezar de Souza, em Mogi das Cruzes/SP. A super bem avaliada prefeita Mara Bertaiolli, além de retornar com um dos programas mais longevos da administração pública, a Rua + Feliz, escolheu o espaço para para devolver o lazer e a alegria a milhares de famílias mogianas e de cidades vizinhas. A iniciativa ficou suspensa durante nos últimos 4 anos.

 

 

Ao lado de toda equipe das secretarias municipais envolvidas e do ex-prefeito Marco Bertaiolli, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, tive a felicidade de participar do evento em 13 de julho. O projeto foi implementado no 1º ano da nossa gestão como prefeito (2001-2004), com o nome de Rua Feliz. Oferece diversos brinquedos infláveis, como piscina de bolinhas, pula-pula, quadra de sabão, tobogã, etc, além de shows e outras atividades culturais. Num pequeno palco, o inigualável comunicador Castro Alves, com o seu inconfundível bordão “Que maravilhaaaaa!”, comandava concursos de karaokê e de embaixadinhas. Ao final do mês, eram classificados os vitoriosos dessas modalidades nas edições da Rua Feliz e, no final de dezembro, acontecia a disputa dos vencedores mensais, no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, com a decisão a cargo de um corpo de jurados.

 


Não bastasse a emoção de observar a alegria das crianças e das famílias com a Rua + Feliz, fiquei encantado com a coincidência de o programa ser realizado no imenso Parque Centenário, inaugurado em 2008, na nossa 2ª gestão como prefeito (2004-2008), em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, que se deu em 18 de junho de 1908, quando chegaram as primeiras famílias de japoneses no lendário navio Kasato Maru.

 

A Rua + Feliz foi aprimorada pela prefeita Mara com a introdução de inúmeros serviços sociais, de cidadania, de saúde, culturais e artísticos, como pintura facial e contação de estórias, entre outros. Considerado uma das “Sete Maravilhas de Mogi das Cruzes”, o Parque Centenário continua cumprindo sua missão de oferecer entretenimento e lazer em alusão ao histórico legado dos imigrantes japoneses.

 


Além disso, o Centenário é uma referência de recuperação ambiental. Foi implantado, com apoio de empresas mogianas, numa área antes severamente degradada pela exploração de areia do subsolo. Assim surgiu o espaço aclamado pelos visitantes que chegam a 12 mil pessoas num final de semana. Com a Rua + Feliz, o público atingiu cerca de 25 mil pessoas, embaladas pela diversão e bem-estar.

 

Parabenizo à administração pública que, extremante sensível, retoma programas direcionados à qualidade de vida das famílias mogianas. #FelizNoCentenário

 


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo