#Mercado – Ciclicamente, poderosas organizações
empresariais anunciam fusões e se tornam gigantes. No passado, as instituições
financeiras se fundiram e já, há anos, a quantidade de bancos diminuiu. Igualmente,
o número de agências foi reduzido, com impressionante diminuição de
funcionários, em função do avanço tecnológico.
A Arezzo e a Soma, dois dos maiores grupos
empresariais da moda brasileira, iniciaram em fevereiro último a transição
oficial, prevendo um faturamento combinado de R$ 12 bilhões. A transação baseia-se
em dois motivos principais:
- Primeiro: ganhar valor que as duas marcas
perderam na pandemia e se tornar o maior conglomerado de moda do Brasil.
A fusão envolve mais de 20 marcas que funcionarão
sob o mesmo guarda-chuva, com 2 mil lojas próprias e franqueadas. O mercado
reagiu favoravelmente, em razão de ambas terem boas marcas e condições
financeiras.
“É importante entender que tem um lado de buscar
valor para as duas marcas, para que elas retomem os seus valores originais. O
que imagina é que essa fusão vai potencializar o valor de ambas as companhias e
que possa então recuperar o montante perdido durante o período da pandemia”,
afirma Ana Paula Tozzi, CEO da Achieving Great Results.
- Segundo: a complementariedade do portfólio de
produtos da marca também é outro fator que motiva a fusão. A Arezzo é forte no
setor de calçados, enquanto o grupo Soma tem mais destaque em vestuário. Isto
fará o grupo se tornar o 2º com o maior faturamento do País no segmento de
modas, atrás apenas da Renner que vale R$ 15 bilhões.
O grupo se tornará a maior multinacional de varejo
de moda brasileira, como afirmam especialistas: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/02/06/fusao-arezzo-e-soma.htm
A outra fusão envolve a Petz e a Cobasi, duas redes
de produtos e serviços para animais de estimação. A Cobasi possui 234 megalojas
em 18 estados e no DF, enquanto a Petz tem 249 unidades em 23 estados e no DF.
Com a fusão terão uma rede com 483 lojas, com faturamento bruto de R$ 6,9
bilhões e um indicador financeiro ajustado de R$ 464 milhões. A Cobasi tem faturamento
de R$ 3,1 bilhões, enquanto a Petz registra R$ 3,8 bilhões.
A negociação foi acertada com a troca de ações
entre as empresas. Como resultado, serão
50% de acionistas da Cobasi e outros 50% da Petz, além do pagamento em dinheiro
de R$ 450 milhões para acionistas da Petz, sujeito a ajustes: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/04/19/mais-de-480-lojas-qual-o-tamanho-da-fusao-entre-petz-e-cobasi.htm
Do ponto de vista dos consumidores, o que se espera
são preços acessíveis e qualidade dos produtos, com atendimento de responsabilidade,
alicerçado em simpatia e confiabilidade dos colaboradores da rede.
#GrandesFusões
(Fotos: Divulgação)
Junji Abe, produtor e líder
rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo
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