terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Respeito às diferenças

 

#SuperAlto – Quando tenho a oportunidade de assistir pela TV aos jogos da National Basketball (NBA), dos EUA, fico impressionado com a altura dos atletas. A média atual é de 2 metros. No ano passado, o jovem canadense Oliver Rioux, de 18 anos, tornou-se o mais novo calouro do time de basquete da Universidade da Flórida/EUA, com estatura de, pasmem, de 2,37 metros! Ele é considerado o jovem mais alto do mundo pelo Guinness World Records, superando os atletas profissionais da NBA.

 

O Guinness indica que o jovem mais alto do mundo chamava-se Robert Wadlow com 2,74 metros. Ele faleceu precocemente, aos 22 anos, em 15/7/1940. Oliver Rioux chegou aos atuais 2,37 metros de altura aos 16 anos. Pode ser questão hereditária, porque seu pai tem 2,07 metros de estatura e sua mãe, 1,89 metro. Seu irmão mais velho mede 2,10 metros. Aliás, Oliver faz os maiores gigantes da NBA olharem para cima e fica próximo da cesta, posicionada a 3,05 metros de altura do solo.

 

Somente os atletas americanos Gheorghe Muresan e Manute Bol, com 2,31 metros, e o francês Victor Wembanyama, com 2,24 metros, secundam o jovem Oliver. O atleta canadense começou a jogar basquete com 5 anos. Aos 12, já passava dos 2,13 metros. Era estudante no colégio da IMG Academy, na Flórida/EUA e, posteriormente, na faculdade no mesmo estado americano.

 

Oliver já defendeu as seleções de base do Canadá, passando pelo Real Madrid/Espanha na infância. Por ser canadense, fala perfeitamente o francês e o inglês, condição que facilita a interação com os jogadores americanos, nos treinos e nos jogos oficiais.

 

Cada vez mais me conscientizo de que Deus faz os seres humanos diferentes física e mentalmente para que as pessoas aceitem as diferenças, com respeito, compreensão e com muito amor. Com certeza, o jovem Oliver Rioux é um dos que vieram ao mundo para servir de referência. Que assim seja! #RespeitoÀsDiferenças

 

(Foto: Reprodução)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário