terça-feira, 11 de março de 2025

Modelo inspirador

 

(Imagem: Reprodução)

#UmHomemESeteCães – “O cão é o melhor amigo do homem. Sim, é verdade! Um amigo que não fala, mas sabe expressar o seu amor. Um amigo que não te julga e nem te critica, um amigo que não olha se você é rico ou pobre, se mora em mansão ou nas ruas; pra ele, se tiver comida e água, tá bom demais... um amigo leal... um amigo que dá amor e carinho também. Ame o seu amigo, entenda o seu amigo, seja amigo do seu melhor amigo”. As palavras de Paulo Cirilo caem como uma luva sobre a reportagem intitulada “Homem que vive com 7 cachorros num barco comove bairro do Rio de Janeiro”, do colunista da Uol, Jorge de Souza.

 

Os frequentadores do bairro carioca da Urca já estão habituados com a cena muito curiosa e frequente de um homem remando um barquinho, todo remendado, até a margem da praia, em companhia de seis vira-latas com ele e um sempre nadando atrás do barco. Portanto, sete cães.

 

A viagem até a terra firme visa permitir que os cães façam suas necessidades e se exercitem. Os sete peludinhos moram com o barqueiro, num barco sem motor, sem energia elétrica e com o casco caindo aos pedaços, permanentemente ancorado a pouca distância da margem do Quadrado.

 

O barqueiro herói chama-se Alexandro de Oliveira (50), mais conhecido como Alex. O marceneiro vive com os sete vira-latas, apelidados de os “Sete Marinheiros” pelos moradores da Urca. Três deles foram adotados por Alex após terem sido abandonados.

 

Essa frequente cena, que desperta curiosidade, respeito e admiração de todos, deve ter os dias contados. Se tudo der certo, os sete cães serão encaminhados para adoção. Após muitas conversas, diretores de uma ONG convenceram Alex a ceder os animais para adoção. Com uma condição: que fiquem no bairro para que o barqueiro possa visitá-los. Foi criado um vídeo para divulgar a campanha de adoção.

 

Termino o presente texto carregado de emoção pelo digno e nobre sentimento do humilde marceneiro, Alexandro de Oliveira, que merece total respeito, reconhecimento e admiração como ser humano. Que a história inspire governantes, autoridades públicas e lideranças da sociedade civil a incorporarem a prática do bem no cotidiano, dedicando maior humanidade a todos os seres vivos para cultivarem uma sociedade com mais respeito, paz e amor. #ModeloInspirador

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário