sexta-feira, 25 de julho de 2025

Responsabilidade social

 

#DeÓleoUsadoABiodiesel – A empresa brasileira JBS, uma das maiores do mundo no setor de alimentos, coletou 11 milhões de litros de óleo de cozinha usado em 2024, por meio do Programa Óleo Amigo, e os converteu em biodiesel. Há décadas, o Planeta é vítima do aquecimento global que transforma perigosamente as condições climáticas gerando mortes de humanos e da biodiversidade. Como principais causas figuram a utilização dos combustíveis fósseis (petróleo e carvão), os desmatamentos e as queimadas. A reversão do quadro, com o uso de energia limpa e renovável, caminha a passos de tartaruga.

 

A iniciativa da JBS, de educação ambiental e economia circular, coletou um volume de óleo 154% maior que o de 2023, em decorrência da expansão do projeto para Curitiba/PR. Desde sua criação, há oito anos, o programa já destinou 36 milhões de litros de óleo para a produção de biodiesel pela Biopower, unidade da JBS especializada no setor. Além do impacto na produção de energia limpa, o programa já preservou 900 bilhões de litros de água, o equivalente ao abastecimento da Cidade de São Paulo por um ano e oito meses, segundo cálculos baseados em dados da Sabesp e do IBGE.

 

Em 2024, foram poupados 278 bilhões de litros de água. O programa atua em Lins/SP, Curitiba/PR e Campo Verde/MG, com impacto em mais de 90 municípios de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Santa Catarina, alcançando potencialmente 10 milhões de pessoas. Além da destinação ambientalmente correta do resíduo, a compra do óleo usado de estabelecimentos comerciais, escolas e instituições gera renda para os parceiros do projeto e pode reduzir os custos das cidades com saneamento básico, ao evitar o entupimento de redes de esgoto.

 

Fundada em 1953, em Goiás, a JBS opera no processamento de carnes bovina, suína, ovina, de frango, de peixe, plant-based e no processamento de couros. Além disso, comercializa produtos de higiene e limpeza, colágeno, embalagens metálicas e biodiesel, entre outros. Seara, Swift e Friboi são as principais marcas no Brasil, EUA, Austrália, Canadá, México e Porto Rico. Mantém 500 fábricas e escritórios, com 250 mil colaboradores, que atendem a mais de 275 mil clientes em aproximadamente 190 países.

 

O programa desenvolvido pelo grupo é uma importante mostra de responsabilidade social que pode inspirar outros projetos de energia limpa e renovável em prol da humanidade. Que venham mais, antes que seja tarde para a população mundial e para o Planeta. #ResponsabilidadeSocial

 


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário