sexta-feira, 11 de julho de 2025

Amor ao Próximo

 

#RetiroDosArtistas – Nas últimas décadas, observamos, na maioria dos países, um aumento acelerado de locais denominados Casa de Repouso, Lar dos Idosos, Residência Assistida e etc. Isso reflete as mudanças na sociedade, que tem famílias de poucos membros o que reduz as chances de os próprios familiares cuidarem de seus idosos. Essas dificuldades também atingem personalidades artísticas, que estão sofrendo com solidão e fragilidade financeira. No Retiro dos Artistas, vivem famosos como Íris Bruzzi, Jaime Leibovitch, Marcos Oliveira (Beiçola), Rui Rezende, Robertinho Silva, Airto  Moreira, Ary Piassarollo, Flora Purim, Adonis Karan e Cida Freitas, entre outros.

 

A instituição é mantida com contribuições: doações em dinheiro, roupas, alimentos, eletrodomésticos, móveis e trabalho voluntário. Além disso, residentes com condições financeiras destinam valores mensais para o Retiro. A grande atriz de teatro e TV, Marieta Severo (78), tem sido uma colaboradora fundamental para manter o local, sediado em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo a administradora Cida Cabral, nos últimos tempos, Marieta tem doado materiais de construção para cinco novas casas visando diminuir a fila de espera. Emocionada, a gestora destacou a confecção de uma placa como homenagem à celebridade que tanto ajuda a entidade.

 

(Foto: Divulgação/ CARAS Brasil / Bons Fluidos)

“Todos nós, artistas, temos de ter consciência e estar presentes aqui. É um lugar que pode ser a nossa casa no futuro. Quer dizer, eu estou até mais próxima disso”, disse Marieta, em 2023, durante o lançamento de uma parceria entre o Retiro e o Sesc. Dentre dezenas de artistas, um dos beneficiados pela doação de uma casa no Retiro foi Marcos de Oliveira, o eterno Beiçola de “A Grande Família” (TV Globo: 2001/2014), que trabalhou com Marieta Severo durante 13 anos.

 

Neste mundo de tanta indiferença e desumanidade, onde a violência aumenta com celeridade, ações beneméritas como a da incomparável Marieta Severo servem de alicerce para a multiplicação da solidariedade, sensibilidade e muito amor ao próximo. Em especial, às pessoas fragilizadas e sem familiares para lhes oferecer a necessária acolhida contra a solidão e dificuldades de toda ordem. #AmorAoPróximo

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário