quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Prevenção é tudo

Infelizmente, apesar das avançadas tecnologias do século 21, nós, seres humanos, continuamos negligentes com a prevenção. É um descuido cultural e educacional que atinge a maioria das nações. Traz prejuízos, com intensidade que varia entre os países. Naqueles constantemente abalados por adversidades da natureza, o sentimento de prevenção é mais latente. No Brasil, desdenhamos do dever da prevenção. Lamentamos os prejuízos materiais e choramos as perdas de vidas. Em quase a totalidade dos casos, as vítimas são sempre os pobres. No episódio mais recente, Minas Gerais, coberta por enchentes e deslizamentos.

Mogi das Cruzes não está fora das considerações acima. Mas, difere muito de outros municípios, por conta de gestões públicas que, seguidamente, têm tomado providências para reduzir os grandes passivos de décadas atrás para não dizer séculos. No governo Chico Nogueira, houve a canalização do Ribeirão Negro, na região do terminal de ônibus da antiga Praça 1º de Setembro (atual Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira).

Enquanto prefeito, construímos o 1º piscinão da Cidade (2002), no Ribeirão Ipiranga, Parque Santana, assim como fizemos o alargamento e aprofundamento da calha desse Ribeirão, desde as proximidades da Rua Ipiranga até a foz no Rio Tietê. Essas obras foram fundamentais para reduzir os grandes alagamentos no Centro (amenizando até os efeitos do índice histórico de 95 milímetros de chuva em 45 minutos do último dia 8), o que permitiu a implantação do Terminal Central. Vale considerar que o Hidroplan – Programa Integrado de Aproveitamento e Controle dos Recursos Hídricos das Bacias do Alto Tietê, Piracicaba e Baixada Santista, lançado pelo então governador Mário Covas, previa mais dois piscinões em Mogi: um no Ribeirão Negro (Vila Ressaca) e outro no afluente do Ribeirão Ipiranga, córrego que nasce à montante do Conjunto Habitacional Álvaro Bovolenta.


Ainda como políticas públicas de alta prevenção de doenças e de degradação ambiental, destacam-se a estação de tratamento de água na Av. João XXIII e a estação de tratamento de esgotos na Av. Francisco Rodrigues Filho, que implantamos enquanto prefeito. Independente das prioridades de cada gestão governamental, é fundamental que haja continuidade em todas as iniciativas relacionadas à prevenção.

Nessa direção, merece registro e aplausos o Programa +Mogi Ecotietê, desenvolvido pelo prefeito Marcus Melo e vice Juliano Abe. Trata-se de um conjunto de obras de incomensurável valor para mogianos e população do Alto Tietê, sob os aspectos socioambiental, de saneamento básico e mobilidade urbana, incluindo a melhoria da estrutura de drenagem. #PrevençãoÉTudo

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário