sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Respeito e dignidade

 

#DiaDaPessoaComDeficiência – Hoje é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. O ato que instituiu a celebração em 3 de dezembro ocorreu na 37ª Sessão Plenária Especial sobre Deficiência da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 14 de outubro de 1992. No Brasil, a oficialização se deu por meio de Decreto Lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, do então presidente Fernando Henrique Cardoso. A deficiência é nele definida como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

 

A data tem como objetivo disseminar todos os dados relacionados à deficiência, assim como estimular a conscientização geral sobre a importância de inserir  pessoas com deficiência nos diferentes aspectos da sociedade, como social, político, econômico e cultural.  

 

Para consolidar essa finalidade, o Estatuto da Pessoa com Deficiência no Brasil foi instituído pela Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Visa promover o direito à inclusão, de forma igualitária, para que seja assegurado a esse público o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais.

 

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que aproximadamente 10% da população mundial têm alguma deficiência. Daí a principal ideia desta data: promover a reflexão sobre os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida, respeito e dignidade a todas as pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela qual for.

 


Manifesto total respeito, reconhecimento e admiração às pessoas com deficiência que superam todos os limites em busca de seus sonhos e realizações! Fortalecendo esses sentimentos, repito a histórica frase do presidente norte-americano John F. Kennedy: “Lutar pelos direitos dos deficientes é uma forma de superar as nossas próprias deficiências”. #RespeitoEDignidade #DireitosGarantidos

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário