terça-feira, 17 de outubro de 2023

Fatec Mogi 15 Anos

 


#FelizAniversário – Com muita honra e alegria, compareci ao 15º Aniversário de instalação da Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes (Fatec), realizado em 25 de setembro, nas dependências da faculdade (R. Carlos Barattino 908, Nova Mogilar). O diretor Bruno Marques Pancioni, muito emocionado, fez um relato completo. Foi criada em 2 de setembro de 2008 (Decreto Estadual nº 53.371) como instituição pública de ensino superior tecnológico, vinculada ao Centro Estadual de Educação Paula Souza que, por sua vez é subordinado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado.

 

Ronaldo Palaia (23/06/2008-01/10/2008), Marcelo Capuano (01/10/2008-05/01/2009) e Fernando Juabre Muçouça (06/01/2009-31/01/2018) foram os diretores que antecederam Pancioni. Além das importantes saudações, personalidades de diferentes áreas de atuação receberam o “Certificado de Gratidão e Reconhecimento” pelas contribuições com a história da Fatec.

 

Fui surpreendido como um dos homenageados. Ao me entregar o certificado, o diretor Pancioni referiu-se a mim como gestor público e político, responsável pela implantação da Fatec Mogi. Ele pediu que relembrasse episódios relevantes sobre a implantação da unidade. Mencionei os ex-governadores Geraldo Alckmin e José Serra como os principais condutores que, em 2007 e 2008, se sensibilizaram com a solicitação que encaminhamos, com o apoio da Câmara Municipal.

 


As estreitas relações com a educadora Laura Laganá, presidente do Centro Paula Souza, nos anos em que fui deputado estadual (1991-2000), foram fundamentas para a conquista. Cabia a Mogi das Cruzes a contrapartida de apresentar ao Estado um prédio adequado. Ocorre que a Prefeitura não tinha condições financeiras e legais para honrar essa condição. Ao comentar a dificuldade com nossa secretária municipal de Educação, professora Maria Geny Borges Ávila Horle, ela me sugeriu que oferecesse o prédio onde havia funcionado a sede da Delegacia Regional de Ensino, então, desocupado.

 

Por meio de Laura Laganá, levei a proposta à então secretária estadual de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. O Estado acolheu a iniciativa e instalou a Fatec Mogi. Ao longo destes 15 anos, a instituição tem sido referência nacional de qualidade de ensino.

 

Um dos cursos, o de Agronegócio, foi criado atendendo nosso pedido em função do perfil de Mogi e Região como o maior e mais importante Cinturão Verde do Brasil. Anualmente, a Fatec Mogi forma mais de 1500 alunos em diferentes cursos. Ao longo de 15 anos, são mais de 16 mil diplomados que contribuem com o desenvolvimento do País, trabalhando com paixão, dedicação, competência e, sobretudo, com lealdade e rigor aos princípios de cidadania. É a Fatec Mogi formando pessoas de caráter, sabedoria e dignidade. #SalveFatecMogi #FatecMogi15Anos

 


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário