terça-feira, 11 de novembro de 2025

Proteção contra furtos

 

#CriatividadeCriminosa – Um vídeo autêntico viralizou nas redes sociais. Mostra uma adolescente usando um desentupidor de pia para furtar um carro, em plena luz do dia. Ela usou o utensílio para puxar o vidro da porta do veículo para baixo e, em poucos segundos, surrupiou bolsas e outros objetos pessoais. O inusitado furto ocorreu no estacionamento de um posto de combustível, na região metropolitana de Manaus. A autora praticou o crime silenciosamente, com surpreendente habilidade, agilidade e eficácia, sem causar danos visíveis.

 

(Foto: Reprodução/Instagram)

Tudo indica que o alarme do carro estava desativado ou com defeito, porque não foi acionado. Este surpreendente acontecimento gerou uma avalanche de comentários on-line, questionando vulnerabilidades, principalmente em carros mais antigos e, lógico, a necessidade de repensar medidas básicas de proteção.

 

“É tão simples abrir um carro com um desentupidor? O policial federal e instrutor de defesa pessoal, Fábio Henriquez, afirma que sim, especialmente se o controle do vidro for manual. O marginal gruda o desentupidor no vidro, faz pressão e vai forçando para baixo com a sucção e, caso o vidro esteja com folga ou mal encaixado, acaba descendo. Em carros com vidros elétricos, a ação criminosa se torna mais difícil, porque, geralmente, o motor trava o vidro na subida.

 

O policial alerta que a melhor defesa é sempre a prevenção. Ou seja, nunca deixar à vista, dentro do carro, objetos como celulares, bolsas, sacolas com compras, peças de roupas e etc. Esses itens podem chamar a atenção de marginais pela oportunidade de praticar furto. Se precisar deixar objetos no veículo, o local recomendado é o porta-malas. Também é fundamental estacionar os carros em vias movimentadas e, se for à noite, em locais bem iluminados. Aliás, preferencialmente em estacionamentos. A manutenção em dia também faz a diferença. Vale observar se os vidros estão bem encaixados, com os trilhos em ordem, e evidente, verificar se o funcionamento do alarme está normal.

 

Por fim, Henriquez recomenda o uso de películas de segurança que bloqueiam a verificação de objetos no interior do veículo, tornando as ações de bandidos mais demoradas ou menos interessantes, já que a demora gera o risco de flagrante. Enfim, em tempos de criatividade criminosa, todo cuidado é pouco! #ProteçãoContraFurtos

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário