segunda-feira, 6 de abril de 2020

Santo remédio


Enquanto não se descobre um antídoto oficial contra a Covid-19, apesar dos esforços de especialistas do mundo inteiro, o melhor recurso é o isolamento total, conforme as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A complexa quarentena causa enorme estresse. Ociosidade  resulta em tristeza, solidão, depressão e outros males, visto que os seres humanos sempre viveram em sociedade, mesmo enfrentando conflitos de ordem individual, familiar ou coletiva.

A assimilação do confinamento varia de pessoa para pessoa. Independente de faixa etária, o isolamento sofre maior resistência de quem normalmente é mais ativo e ocupado com atividades diversas.

Na condição de um idoso de 79 anos, superativo, cumpridor consciente e rigoroso da quarentena, junto com a amada esposa Elza, permitam-me falar com as crianças, adolescentes, jovens e adultos. Por telefone, aplicativos de mensagens, videochamadas ou outros meios tecnológicos, conversem com seus familiares e amigos confinados. Em especial, com idosos e pessoas do grupo considerado de risco. Vocês não imaginam o bem que um simples olá causa aos confinados!



Digo por experiência própria. Fico felicíssimo ao receber mensagens e telefonemas de filhos, netos, familiares, colaboradores e amigos. Gente, é uma maravilha! É um santo remédio para aliviar o estresse do isolamento!

Inspirado nessa alegria e percepção, comecei também a ligar e enviar mensagens para gente querida que está distante, nestes tempos de quarentena. Repito: é um santo remédio para ambas as partes!

Dias atrás, fui surpreendido por um amigo que me encaminhou um vídeo intitulado “Rir é contagiante”. São 81 segundos profundamente preciosos. Vale assistir: https://www.youtube.com/watch?v=m3_iaEnBkn4 (canal Thejotak, no YouTube).
É sensacional em tempos de pandemia. Não aguentei, comecei a rir sem parar e não canso de assisti-lo. Para acreditar na própria hipergargalhada, nestes momentos sombrios, comecei a vê-lo em frente ao espelho. Por Deus do Céu, é uma explosão de alegria contra qualquer ócio ou melancolia decorrente de quarentena. Curtam!  #CompartilhemAlegria

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário