quinta-feira, 23 de abril de 2020

Hospital de Campanha


As tantas necessidades para o enfrentamento da Covid-19 impulsionam autoridades a clamarem pelo rigoroso cumprimento do isolamento social. É essencial para reduzir a propagação do vírus, além de permitir enfrentar a desproporcionalidade entre a quantidade de pessoas infectadas, que precisam de internação hospitalar, e o número de vagas disponíveis. Mesmo deixando em plano secundário os pacientes de outras doenças, os hospitais estão lotados com vítimas da Covid-19.

O sistema já entrou em colapso em muitos estados e seus municípios, apesar de o Brasil não haver atingido o pico da pandemia, previsto para maio e junho. Pior, em milhares de cidades brasileiras sequer existem hospitais.  O isolamento social é fundamental para reduzir a disseminação do vírus e retardar a demanda por internações, assim como dar tempo de viabilizar estruturas capazes de ampliar a oferta de leitos hospitalares.

Nesse contexto, Mogi das Cruzes, com aproximadamente 500 mil habitantes, dá o exemplo de proatividade. De forma rápida e objetiva, a administração municipal tomou as providências para instalar um hospital de campanha. Com 200 leitos, a unidade começa a funcionar no final do mês, na Avenida Cívica.

O Hospital de Campanha mogiano é direcionado a pacientes com casos leves e moderados de Codiv-19, que tiveram alta da Unidade de Terapia Intensiva e devem permanecer em observação em leitos de enfermaria, ou aqueles que precisam ser hospitalizados sem necessidade de ficar em UTI. Eles serão encaminhados pelos hospitais públicos e privados referenciados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Como cidadão brasileiro, conhecedor profundo das dificuldades que os administradores públicos enfrentam no Brasil, agradeço o prefeito Marcus Melo e o vice Juliano Abe pela iniciativa, coragem e competência na implantação desse Hospital de Campanha. Aproveito a oportunidade para, na pessoa do secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, homenagear a dedicada equipe de colaboradores da administração municipal, assim como todos os profissionais da saúde de Mogi e do mundo inteiro, que devotam as próprias vidas para resguardar a população na guerra contra o novo coronavírus. #TodaGratidão

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário