sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Todo reconhecimento

 

#DiaNacionaldosProfissionaisdaEducação – A formação e consolidação do ser humano como pessoa, cidadão e profissional se devem à educação do lar e escolar. Antes, no meio e no fim deste processo está a figura magistral do professor, do mestre, do missionário, enfim, do educador. Com carinho, respeito, reconhecimento, admiração, justiça e profunda gratidão, homenageamos todos os profissionais da educação pela dedicação, responsabilidade e amor no cumprimento da sagrada missão de construção humana!

 

Sem palavras próprias para externar a grandiosidade da figura do educador, empresto citações de ilustres personalidades:

Paulo Coelho:

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou sua construção”.

Tom Coelho:

“A missão de um educador é inspirar seus alunos. Promover o entusiasmo e despertar vocações. Ajudá-los a se descobrirem e a desenvolverem inteligências múltiplas. Porque a vida de um professor se prolonga em outras vidas”.

 

Tamanha a importância dos educadores que no dia 15 de outubro voltarei ao tema para celebrar o Dia do Professor.

 

Sempre me lembrarei do Dia Nacional dos Profissionais da Educação. Entre fevereiro de 2011 e janeiro de 2015, na condição de deputado federal, o destino me reservou a imensa responsabilidade de acompanhar todas as matérias pertinentes à educação, como membro da Comissão Permanente de Educação da Câmara Federal.


O então deputado federal Vicentinho (PT-SP) apresentou o projeto de Lei que instituiu a homenagem. Rapidamente aprovado, foi sancionado pela ex-presidente Dilma Rousseff em 22 de dezembro de 2014 e transformou-se na Lei Federal nº 13.054/2014.

 


A data escolhida, 6 de agosto, se refere à sanção da Lei Federal nº 12.014/2009, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), reconhecendo os funcionários de escola como profissionais de educação. A mudança inseriu funcionários de escola na categoria de profissionais da educação básica, juntamente com professores e pedagogos. Na época, o fato beneficiou cerca de 1 milhão de trabalhadores, que passaram a ser valorizados e reconhecidos em todos os municípios brasileiros.

 

Além da importância dos profissionais da educação na plena formação dos filhos, registro que é um dever dos pais acompanharem com responsabilidade a vida escolar de seus filhos. Esse binômio, sem sombra de dúvida, é o alicerce do sucesso.

 

Nesta data de relevância ímpar, homenageio todos os profissionais da educação, destacando a professora Maria Geny Borges Ávila Horle que, na condição de secretária municipal de Educação em nossas gestões como prefeito de Mogi das Cruzes (2001 a 2008), ao lado de sua leal e competente equipe, revolucionou a educação municipal; e a professora Maria Inês Soares Costa Neves que, como diretora da nossa inédita e internacionalmente premiada Escola Ambiental, demonstrou a extrema qualidade da iniciativa, até hoje um marco de pesquisa, formação profissional e difusão das melhores práticas ambientais! #ProfissionaisdaEducação #TodoReconhecimento #EternaGratidão

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário