sexta-feira, 22 de abril de 2022

Mãos à obra!

 


#BrasilContemporâneo – Hoje, 22 de abril, dia do descobrimento do Brasil, externo um apanhado da nossa realidade, respeitando as divergências e opiniões contrárias. Ouso retratar o Brasil contemporâneo. Uma divina realidade: dimensão territorial, com 8.514.876 quilômetros quadrados (km²) – a quinta maior do planeta; clima tropical, sem extremos de neve e sol escaldante; matas e florestas que compõem colossal reserva ambiental; cursos d’água de diferentes características que cobrem o território inteiro; e a rica miscigenação, com povos do mundo todo.

 

Ocorre que repetimos erros elementares, desprezando tradições, cultura e ensinamentos advindos da educação e da sociedade. Com algumas exceções, permanecemos deitados em berço esplêndido. O Brasil é um gigante. Mas, muitos ignoram essa grandeza. Onde estão as maiores florestas e os maiores rios do mundo? No Brasil. Querem viver com tempestades de neve ou o sol abrasivo dos desertos? Não, só para conhecer como turista. A miscigenação ajuda o Brasil? Sim, mas não gosto de indígenas, africanos e orientais.

 

Antes tarde do que nunca, estamos tentando corrigir atrasos e contradições. Porém, os avanços são lentos, porque há preconceitos e vícios arraigados ao longo dos séculos.

 

Quais os avanços e transformações prioritárias de que necessitamos? Educação pública gratuita, em todos os níveis, com absoluta qualidade, em período integral com inclusão de esporte, cultura e artes, além de refeições balanceadas; melhorar integralmente a estrutura de saúde pública (SUS); moradia digna para todas as famílias, com baixo custo e financiamentos acessíveis; saneamento básico em todos os municípios, com coleta e tratamento de esgotos e água tratada de qualidade; políticas ativas de proteção ambiental para, no mínimo, preservar os 66% de matas e florestas que temos como reserva; aperfeiçoar o sistema ferroviário oferecendo transporte de passageiros e de cargas, de alta qualidade; melhorar o sistema industrial para agregar valor aos produtos primários e extinguir a importação de itens derivados de leite, arroz, trigo, soja, milho, cacau e etc..., viabilizando, por exemplo, a exportação de chocolates em vez  amêndoas de cacau; incrementar a pesquisa e aumentar a produção de artigos agrícolas que importamos; fortalecer a produção interna de medicamentos e insumos; efetivar as reformas constitucionais de ordem Política, com o máximo de cinco partidos políticos, fim da reeleição no Poder Executivo e fixação do mandato de cinco anos; eleição Distrital Mista no Legislativo; de cunho Administrativo, com redução da estrutura funcional pela metade; e Tributária, para baixar quantidade e custos dos impostos; entre outras medidas. E claro, com a permanência no regime de governo democrático e eleições livres.

 

Precisamos de poder público e sociedade civil unidos para melhorar a formação cívica, moral, ética e profissional dos brasileiros para fazer frente à alta competitividade do mercado e ao célere desenvolvimento tecnológico mundial. Ao mesmo tempo, além das punições previstas, rechaçar contundentemente qualquer intolerância quanto à raça, gênero, credo e todas as demais.  

 

Sabemos que o Brasil é único e inigualável! Esta fantástica Nação merece o esforço e dedicação de todos. #MãosÀObra #SalveDescobrimentoDoBrasil

 

Imagem: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/descobrimentobrasil.htm

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário