quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Patriotismo e honra

 

#DiaDoSoldado – Desde 1923, o Dia do Soldado é celebrado em 25 de agosto. Oficializada pelo Decreto-Lei nº 3.864, de 24/11/1941, a data homenageia o Marechal Luís Alves de Lima e Silva, conhecido nacionalmente como Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. É a celebração da atividade exercida pelos soldados que trabalham e lutam pela proteção da Pátria.

 

De acordo com a hierarquia da carreira militar, o soldado é o posto inicial, sendo seguido de cabo, sargento, subtenente, tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel. O concurso público é necessário para ingressar na carreira militar. Além do aprendizado no quartel, que consolida a personalidade, o jovem precisa ter a marca da disciplina, da coragem e de muita dedicação. A característica principal é a honra, sentimento máximo e permanente na defesa da Pátria.

 

No Brasil, o serviço militar é obrigatório desde 1908. O homem com 18 anos de idade deve se alistar no Exército Brasileiro, na Marinha ou na Aeronáutica, subordinados ao Ministério de Defesa do Brasil. Como opção, há o Tiro de Guerra em algumas cidades, onde os jovens podem se apresentar para o serviço militar. Após análises e exames, aqueles considerados arrimos de família ou com problemas de saúde permanentes são dispensados. Apesar de não ser obrigatório para as jovens mulheres, caso elas desejem podem seguir a carreira militar (Exército, Marinha ou Aeronáutica).

 

Em janeiro de 1959, com 19 anos, tive a honra de servir o Exército, no Regimento Ipiranga (Infantaria), em Caçapava/SP, onde, além das inesquecíveis recordações, guardo a profunda gratidão por poder complementar a maravilhosa educação do lar, recebida dos pais e avós, junto com o ensino escolar, somada ao relevante sentimento de civismo.

 

De autoria desconhecida, transcrevo a seguinte citação em homenagem aos soldados do Brasil:

“Com bravura e coragem, defende a nossa Nação. Com amor e atenção, tenho-o guardado em meu coração! Parabéns pelo seu dia, soldado!”

 

Em 1987, retornei a Caçapava (27 anos após servir o Exército) para visitar o antigo Regimento Ipiranga de Infantaria, revigorando os sentimentos de profunda emoção e gratidão. Na foto, tirada pela amada Elza, estou com 47 anos de idade, ao lado dos meus filhos Juliano (6), Daniela (4) e Mariana (2). #PatriotismoEHonra

 


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário