terça-feira, 23 de agosto de 2022

Pesquisa e voto certo

 

FomeEEleições – A situação do País e de sua população tem tudo a ver com o desempenho de seus governantes. Governo decente e compromissado, o povo ajuda. Como cidadão, digo que, neste ano de eleições gerais, precisamos ter sensibilidade aguçada, nos inteirando de informações sobre o campo político-eleitoral, com antecedência, para que o nosso voto seja bem direcionado. No próximo dia 2 de outubro, escolheremos deputado estadual, deputado federal, senador, governador de Estado e presidente da República. Em 2º Turno, se necessário, em 30 de outubro, votaremos para governador e presidente da República.

 

O alerta é fundamental pela difícil situação em que se encontra a população. Informações do Centro de Políticas Sociais da FGV (CPS/FGV) demonstram que grande parcela do povo vive sem dinheiro para alimentar a si ou sua família. São mais de 36% neste ano e continua subindo sem parar. Quanto à insegurança alimentar, o índice atinge 76%. A subnutrição deixa marcas permanentes de ordem física, mental e psicológica para toda a vida. Atinge, principalmente, crianças, mulheres, idosos e pessoas menos esclarecidas.

 

Para sairmos dessa crise humanitária, a escolha certa de candidatos nas eleições vindouras é fundamental! Cabe ao(à) eleitor(a) analisar a vida pregressa dos candidatos. Aliás, a conduta de ordem ética e moral nem se discute, pois são princípios inerentes ao ser humano.

 

Além das intenções e objetivos claros dos pretendentes, quando se trata de governos estaduais e federal, temos o dever prioritário de tomar conhecimento do Plano ou Programa de Governo (PG) dos candidatos, mesmo daqueles que disputam a reeleição.

 

É necessário que no PG do candidato conste, primeiramente, uma série de medidas em prol do ser humano, com evidências claras de ações realistas e exequíveis. Destaca-se ainda a recuperação da economia a curto, médio e longo prazos. Repito, que sejam realizáveis e não pra inglês ver.


A tão necessária e desejada redução da desigualdade social tem tudo a ver com a performance de uma economia saudável e sustentável. Bato na tecla da recuperação econômica plausível, em razão da mortal Covid-19, que desequilibrou a economia mundial, piorando muito a situação brasileira. Em momento algum, as medidas governamentais foram céleres, competentes e realistas. Esse sentimento é confirmado pelos dados do CPS/FGV.

 

O voto certo mais do que nunca será fundamental! Somente com a eleição e posse de bons candidatos, poderemos ter esperanças graduais de dias melhores para o povo e para o País. Que os vitoriosos para Assembleias Legislativas, Congresso Nacional (deputados federais e senadores), governos estaduais e federal consigam, paulatinamente, reverter a dificílima situação nacional. É difícil sim, mas não impossível! #PesquisaEVotoCerto

 


(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário