terça-feira, 21 de setembro de 2021

Verde, cor da vida

 

#DiaDaÁrvore – Celebrar hoje o “Dia da Árvore” ajuda a conscientizar para a preservação desse bem tão valioso. As árvores são os sustentáculos do meio ambiente, imprescindíveis para a vida na Terra. Desempenham papel essencial na conservação de ecossistemas, biomas e no abrigo de toda a biodiversidade. São responsáveis pela proteção dos solos e nascentes, realizando a manutenção do oxigênio e da umidade, aspirando todo o gás carbônico, além de serem fonte de alimentos e abrigo para diversas espécies. A importância das árvores está infinitamente acima dos parcos conhecimentos de pessoas que só se lembram delas quando procuram uma sombra.

 

As árvores também evitam erosões, produzem oxigênio, realizam o processo de fotossíntese e regulam a temperatura. Igualmente, têm papel relevante no agronegócio, por meio de frutíferas como laranjeira, limoeiro, mangueira, goiabeira, abacateiro e pessegueiro, entre outras. Vale registrar ainda que, das árvores, extraímos a celulose, matéria-prima na construção de casas e móveis, assim como na confecção de livros, cadernos, embalagens, guardanapos, lenços e papel higiênico, sem contar a utilização na indústria farmacêutica.

 

Conscientes do grandioso papel das árvores para a humanidade, vamos combater desmatamentos ilegais e as irresponsáveis queimadas! Com o mesmo ímpeto, vamos incentivar projetos de educação ambiental, como a criação de viveiros, doação de mudas e plantio de árvores em todos os locais possíveis, principalmente em áreas degradadas e abandonadas.


Em se tratando de políticas públicas, louvo a oportunidade que tivemos, no 1º mandato como prefeito de Mogi das Cruzes (2001-2004), de implantar no Parque Municipal Leon Feffer um viveiro de múltiplas mudas para doar aos mogianos e arborizar locais públicos. Já no 2º mandato (2005-2008), tivemos a felicidade de inaugurar, em 5 de junho de 2006, a Escola Municipal Ambiental de Mogi das Cruzes. Até hoje é uma referência nacional, detentora de prêmios internacionais, de aprimoramento e qualificação dos educadores para a missão de ensinar os alunos a defenderem e preservarem a natureza. Os destaques refletem a competência e dedicação da então diretora Maria Inês Soares Costa Neves.

 

Ilustro a homenagem de hoje com fotos de uma frondosa árvore centenária (Jequitibá Rosa), no Largo Bom Jesus, que requer três adultos para abraçá-la por inteiro, e de um remanescente da Mata Atlântica, no Parque Centenário, tudo na nossa querida Mogi das Cruzes. #VerdeCorDaVida





 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário