terça-feira, 27 de setembro de 2022

Amor aos veteranos

 

#TerceiraIdade – Hoje é o Dia Nacional do Idoso, como estabelecido pela Comissão de Educação do Senado em 1999, para destacar a necessidade de proteção e cuidados com os idosos, sensibilizando a sociedade. Em 2003, foi criado o Estatuto do Idoso, que dispõe sobre direitos, com prioridade para garantia de acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer, trabalho e outros serviços. Foi um avanço importantíssimo! Parcela considerável dos veteranos sofre violência de toda forma. O envelhecimento precisa ser saudável, porque é muito triste enfrentar a célere passagem dos anos com doenças e solidão.

 

Por estar às vésperas dos 82 anos, constato que, entre diversos flagelos enfrentados pela Terceira Idade, a solidão, talvez, seja o mais cruel. Cada vez mais, surgem instituições que abrigam os idosos. Substituem a ausência do convívio familiar que, infelizmente, cresce a passos largos, em contraste com o maior desejo dos veteranos, que é ter a companhia de familiares.

 

No 1º mandato (2001-2004) como prefeito de Mogi das Cruzes, implantamos o inédito Pró-Hiper, um local planejado para idosos, com espaço para cultura (música, canto, dança e teatro), informática, piscina semiaquecida (hidroginástica), academia para ginástica, lazer e um ambiente para bate-papo, propulsor do convívio social para espantar a solidão. Pela relevância, até hoje, o Pró-Hiper tem elevada procura. 

 


Além dos direitos conquistados com o Estatuto do Idoso, temos de trabalhar, permanentemente por mais avanços para os veteranos, que deixam legados importantes à família e à sociedade.

 

Junto com a impiedosa desigualdade social, a longevidade no Brasil é uma realidade. A expectativa de vida dos homens é de 73,1 anos e das mulheres 80,1 anos, resultando na média conjunta de 76,6 anos de vida. O IBGE estima que, em 2050, a população brasileira acima de 65 anos será de aproximadamente 70 milhões. Setores público e privado, unidos, precisam produzir políticas direcionadas ao bem-estar das pessoas idosas.

 

Faço um veemente apelo aos jovens para constituírem famílias solidárias e harmônicas, visto que na velhice o melhor porto-seguro é a família. Tratem as pessoas idosas com atenção, carinho e amor! Estimados jovens, lembrem-se de que todos podem chegar à velhice. É uma fase importante da existência, onde ser saudável e feliz é o que mais importa! #AmorAosVeteranos

 

(Foto: Guilherme Berti/PMMC) 

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário