quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Qualidade 100%

 


#QualificaçãoProfissional – “Deus é brasileiro” pela comprovação de quão bela, acolhedora e promissora é a nossa fantástica Nação. Porém, em razão de inúmeras falhas que cometemos, sentimos a ausência secular de uma política pública permanente em prol de uma educação pública de comprovada qualidade. É a mola propulsora da imprescindível qualificação profissional.

 

Lamentavelmente, entra governo, sai governo, e o ensino público no Brasil tem sido uma lástima. Na condição de pai e avô, desejo um futuro com qualidade de vida aos entes queridos, assim como à toda população. Num mundo global, com o mercado cada vez mais competitivo, a qualificação profissional, além de ser um fator-chave para ingresso no mercado de trabalho, permite um diferencial eficiente entre os concorrentes, assumindo diversas formas para a prestação de serviços, como trabalhadores ou empreendedores.

 

Desde a infância, temos de incutir nas mentes das crianças que sonhar é preciso e, gradativamente, prepará-las para escolher uma profissão. Precisamos estimular os jovens a irem além do ensino regular, fazendo cursos de qualificação para acumularem aprendizado e experiência. Este é o diferencial do profissional de sucesso, que vive determinado a agregar cada vez mais conhecimentos.

 

Precisamos focar na pesquisa, ciência, tecnologia e inovação permanentemente para não ficar exportando somente commodities como cereais e minérios. Agregar valor aos produtos in natura é a conquista de que necessitamos.  Caso contrário, ficaremos no eterno amadorismo. Vejam, somos o campeão na exportação de amêndoas de cacau. Porém, importamos chocolate de qualidade dos países europeus. É a materialização da frase “deitado eternamente em berço esplendido”. 

 

Na verdade, o Brasil é o país que cobra um dos impostos mais caros das atividades produtivas e econômicas do mundo, além de não oferecer estrutura logística, apesar de sua dimensão territorial, nem ensino e capacitação profissional que qualifiquem o nosso povo para enfrentar a alta competitividade do mundo global. Aliás, imperceptivelmente, há décadas somos escravos de países superdesenvolvidos.


Conclamo pais, avós e lideranças da sociedade civil, junto a governantes e autoridades públicas, a iniciarmos uma grande cruzada em prol do ensino público, visando a qualidade e o incentivo permanente à qualificação profissional. #MãosÀObra

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário