quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Meu Lar

 


#Mogi462Anos Hoje, nossa querida Mogi das Cruzes completa 462 anos de fundação. A Cidade fica na parte leste do Estado, Região Metropolitana de São Paulo, Alto Tietê, entre as intocáveis Serra do Mar e Serra do Itapeti (ramificação da Serra da Mantiqueira), com altitude média de 780 metros. Destaca-se o Pico do Urubu, com 1.160 metros, como o ponto mais alto. Proporciona visão de 360º e é apreciadíssimo para voos de asa delta ou paraglider. O que falar do lendário Rio Tietê que corta o município? Foi o alicerce do desbravamento e, há décadas, mata a sede de milhões de paulistas, inclusive de mogianos. Seus afluentes, Rio Claro, Rio Paraitinga, Rio Biritiba Mirim, Rio Jundiaí e Rio Taiaçupeba formam o Sistema Produtor de Água do Alto Tietê, de responsabilidade da Sabesp.

 

O povoado que viria a se tornar Mogi das Cruzes foi fundado em 1º de setembro de 1560, pelo bandeirante Gaspar Vaz Guedes. Na época, era um ponto de parada entre São Paulo e Rio de janeiro. Com 712.541 km² e população de 455.587 mil habitantes (IBGE/2021), Mogi está a 62,7 quilômetros da Capital, 412,7 km do Rio de Janeiro e a 59 km do litoral (Bertioga), atravessando a Serra do Mar, pela Mogi-Bertioga. Nossa Cidade conta com excelentes ligações rodoviárias, como Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Presidente Dutra, entre outras. Já o sistema ferroviário contribui diariamente na locomoção dos mogianos que se deslocam à Capital.

 

Além de desfrutar do clima tropical, Mogi apresenta microclima com alta umidade do ar, em razão da Serra do Mar, que favorece a produção de hortaliças, cogumelos, frutas, aves, flores e plantas ornamentais, que chamamos de hortifrutiflorigranjeiros. Não é à toa que somos o mais importante “Cinturão Verde” do País, liderando o ranking nacional de alface, caqui, nêspera, cogumelos, ovos de codorna e orquídeas.

 

Nossa localização privilegiada também fomenta as atividades industriais, de pequeno, médio e de grandes portes, com unidades da GM, Valtra, Gerdau, NGK e Kimberly-Clark, entre outras. Poucos municípios brasileiros têm um tripé econômico da envergadura mogiana, ou seja, potentes agricultura, indústria e comércio, que acabam impulsionando o setor de serviços, com destaque para educação e tecnologia. Temos a UMC, o Centro Universitário Braz Cubas, a Faculdade de Educação Física Clube Náutico Mogiano, a Faculdade de Tecnologia da Fundação Paula Souza (Fatec), o Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, como também as escolas municipais, estaduais e particulares de excelente qualidade.

 

No Ranking de Competitividade dos Municípios Brasileiros, avaliação de 2021, entre 411 municípios, Mogi das Cruzes ostenta a 38ª posição em acesso à educação; 51ª em sustentabilidade fiscal; 77ª em segurança; 117ª em qualidade de saúde; 117ª em saneamento básico; 114ª em preservação do meio ambiente. Orgulhosos sim, mas não satisfeitos. Precisamos e podemos melhorar muito a qualidade de vida em nosso município! Significa trabalhar com dedicação, sensibilidade, carinho e amor. Mogi das Cruzes agradece! Parabéns, Meu Lar! Parabéns, Mogianos! #MeuLar #MeuOrgulho    

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário