terça-feira, 5 de setembro de 2023

Exemplo das meninas

 

#SeleçãoFemininanaCopa – A seleção feminina de futebol da Espanha sagrou-se, com méritos, campeã da Copa do Mundo de 2023, ao derrotar na final (20/08) a forte seleção inglesa, por 1x0. O resultado poderia ser o inverso, porque o título estaria em boas mãos. Sou admirador de quaisquer modalidades esportivas, mas o futebol é a minha paixão. Desde os 6 anos de idade, torço pelo SPFC. Portanto, faz 76 anos que, faça sol, faça chuva, alegro-me ou entristeço-me com o querido Tricolor Paulista.

 

Faço essa introdução para enaltecer a postura das meninas do futebol de forma geral, independentemente de nacionalidade. A totalidade dos jogadores deveria aprender e corrigir seus defeitos, salvo raríssimas exceções. Refiro-me aos acontecimentos dentro das quatro linhas. Em momento algum, as jogadoras praticaram a famosa “cera”, o constante “cai-cai” e muito menos fizeram “teatro” pelas faltas recebidas. Também não protagonizaram reclamações sem parar contra as decisões dos árbitros, tão constantes no mundo masculino.

 

Claro, há exceções. Além do imortal Pelé, de saudosa memória, são referências mundiais o argentino Di Stéfano (falecido), o holandês Johan Cruyff (falecido), Zico (aposentado), o português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi, entre outros, legitimamente, craques de bola.

 

Para chegar a essas comparações, basta mencionar jogadores da ativa ou não, como Robinho e Daniel Alves. Ah, tem até o Lucas Paquetá, recentemente desconvocado para a Seleção Brasileira em razão de denúncias de participação em esquemas de apostas de resultados.   

 

Sinceramente, assistir aos jogos de futebol masculino pelas TVs tem sido desanimador e até revoltante, por conta das péssimas condutas. Cabe aos diretores da Fifa, das Confederações, das Federações, dos Clubes, dos Técnicos, Capitães, Juízes e Lideranças mudarem radicalmente as posturas masculinas. Para o bem do futebol e, principalmente, para crianças e jovens que têm nos jogadores os exemplos de formação cívica e profissional.

 

E não está difícil essa necessária transformação. Afinal, as meninas do futebol profissional dão banho de exemplo em termos de postura e, acima de tudo, de vida! Inspirem-se! #ExemploDasMeninas

(Reprodução/Instagram @sefutbolfem)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário