#SetorComercial – Falo hoje sobre como estão as empresas do setor comercial, com atividades no atacado e varejo, por meio de hipermercados, supermercados, atacavarejo, minimercados, lojas de conveniência, e-commerce e hortifrútis. Pesquisa/estudo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a NielsenIQ, destaca que, pelo 9º ano consecutivo, o Grupo Carrefour Brasil manteve a liderança no ranking de redes de supermercados com o maior faturamento no Brasil.
Por outro lado, de acordo com o Ranking Abras 2025,
o grupo GPA detentor das redes Pão de Açúcar e Extra, foi ultrapassado pela
rede mineira de Supermercados BH e caiu uma posição em relação à classificação
de 2024. As redes de supermercados no Brasil faturaram em 2024 o total de R$
1,06 trilhão, equivalente a 9,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Para a
soma do faturamento, a entidade considerou todos os formatos de operações.
Esse setor gera mais de 9 milhões de empregos
diretos e indiretos no território nacional, porém, atualmente enfrenta escassez
de mão de obra, com cerca de 357 mil vagas em aberto. Apesar das dificuldades
para contratação de funcionários, o número de lojas no segmento cresceu 2,3% em
2025, em relação a 2023, e conta com 424 mil unidades espalhadas pelo Brasil.
A seguir, as dez redes que mais faturaram em 2024:
1º) Grupo Carrefour – R$ 120,5 bilhões; 2º) Assai Atacadista – R$ 80,5 bilhões;
3º) Mateus Supermercados – R$ 36,3 bilhões; 4º) Supermercados BH – R$ 21,2
bilhões; 5º) Grupo Pão de Açúcar – R$ 20 bilhões; 6º) Irmãos Muffato – R$ 17,4
bilhões; 7º) Grupo Pereira – R$ 15,3 bilhões; 8º) Mart Minas Atacado e Varejo e
Dom Atacadista – R$ 11,4 bilhões; 9º) Censosud Brasil – R$ 11,2 bilhões; e 10º)
Koch Hipermercado – R$ 10,3 bilhões.
É um setor comercial que atende a classe
consumidora por, no mínimo, 18 horas diárias (com grande parcela de lojas
abertas 24 horas) nos sete dias da semana. Na condição de cidadão brasileiro,
produtor rural e consumidor, enalteço o complexo setor de atacado e varejo de
alimentos, notadamente, no caso de verduras, legumes, tubérculos, bulbos,
frutas, carnes, ovos, peixes e demais itens sazonais e perecíveis.
Além do mais, como integrante das cadeias
produtivas desses alimentos, o setor convive com uma infinidade de difíceis
tarefas decorrentes de entressafras, condições climáticas, transportes,
lavagens, classificações, empacotamento,  acondicionamento e etc, visando
sempre a satisfação da classe consumidora. #MissãoDoAbastecimento
 

 
 
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