terça-feira, 23 de junho de 2020

Dia do Esporte

Sou amante dos esportes – especialmente, do futebol –, não só pelas paixões que despertam, mas porque fazem um bem danado à saúde física e mental.  Mais que isso. O esporte é um instrumento poderosíssimo na formação basilar do ser humano em todos os sentidos. Unido à educação, conduz crianças e jovens à incorporação dos conceitos de caráter, honestidade, responsabilidade, disciplina, trabalho, solidariedade, espiritualidade e amor, entre outros princípios. Em resumo, transforma seus adeptos em cidadãos aptos a servir à família, à sociedade e à Pátria.

Numa visão abrangente, o esporte combate os males do mundo, como desigualdade social, intolerância racial e preconceitos de toda ordem, ajudando a disseminar a paz entre as pessoas, povos e países.

Em 2000, durante a elaboração do nosso inédito PGP – Plano de Governo Participativo, ouvimos moradores de bairros de Mogi das Cruzes para apurar anseios e debater soluções. Na condição de prefeito, transformamos o PGP em bússola das nossas duas gestões municipais, entre 2001 e 2008.

Cumprindo o PGP, implantamos secretarias inexistentes para atender áreas desprovidas de cuidados e modernizamos a máquina administrativa, além de adotar a filosofia de governo descentralizado, integrado e participativo. Como desejava a população, o esporte recebeu especial cuidado. Tanto que foi alvo de iniciativas pioneiras e muito bem-sucedidas, como o Programa de Sanção Premial, que permitiu a clubes e associações, com impagáveis dívidas fiscais (IPTU e ISS), zerarem seus débitos em troca da cessão gratuita dos seus espaços físicos  para práticas esportivas de alunos da rede municipal.  Esta ação garantiu às crianças acesso a diversas modalidades esportivas e lazer.  De quebra, demonstrou a atuação conjugada entre os diferentes órgãos municipais:  secretarias de finanças, administração, assuntos jurídicos, educação, esportes e comunicação social.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer seguiu a premissa que norteu sua criação. Revolucionamos o setor, com a reforma de todos os equipamentos esportivos e programas para otimizar sua utilização na semana inteira. Detectamos áreas ociosas da periferia para implantar quadras esportivas, minicampos ou espaços de lazer, além de ajudar associações comunitárias na recuperação e manutenção de campos de futebol. Em parceria com a iniciativa privada, implementamos o Projeto Esporte Mogi para contemplar pessoas de todas as idades, principalmente de famílias de baixa renda nos bairros periféricos, com a prática de esportes de sua preferência. Para a Terceira Idade, criamos o aclamado Pró-Hiper, espaço para modalidades esportivas adequadas às pessoas com mais de 60 anos, conjugado com música, dança e piscina aquecida para exercícios físicos e jogos aquáticos, entre outros atrativos. A prioridade que demos ao esporte amador foi fundamental para Mogi das Cruzes conquistar posições jamais alcançadas, até então, no ranking de competições, como os Jogos Regionais. 

Fazemos essas considerações com profunda humildade, sem ufanismo ou autopromoção. O êxito desfrutado pelo esporte e lazer em nossas gestões reflete a maciça participação de todos os funcionários municipais, independente de cargos, da iniciativa privada, de lideranças comunitárias e da população mogiana que escreveu nosso PGP.

Invoco a imagem dos cinco anéis coloridos e entrelaçados, que compõem o símbolo das Olimpíadas, para rememorar seu significado: a união dos continentes e seus povos em prol do esporte. Respeitando as diferenças e convivendo em plena harmonia. Viva o esporte e tudo que ele representa!



Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário