sexta-feira, 21 de maio de 2021

Mais saneamento básico

 

Reconheço o Município onde nasci e moro como minha casa e o considero extensão da minha família. Com satisfação, registro o resultado da pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública, em parceria com a Endeavor. A edição de 2021 do Índice de Cidades Empreendedoras destaca Mogi das Cruzes entre as 100 melhores do Brasil, com potencial de empreendedorismo e desenvolvimento.

 

A avaliação considera sete critérios, como ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso à capital, inovação, recursos humanos e cultura empreendedora. Nossa Cidade foi a 26ª colocada, com nota geral de 6,660. Suzano ficou em 32º lugar, com a pontuação de 6,417. E pela primeira vez, Itaquaquecetuba apareceu, em 56º lugar, com 5,814 pontos.

 

Mogi está à frente de 18 capitais brasileiras. Sabemos que temos potencial para atrair investimentos e sempre lutamos para melhorar a qualidade de vida da população, perseguindo o desenvolvimento empresarial, geração de empregos e renda.

 

Mogi também aparece na 44ª posição entre as 100 melhores do Brasil em saneamento básico, conforme Ranking de Saneamento 2021, do Instituto Trata Brasil. Essa posição é fruto do trabalho contínuo de várias administrações, por meio do Semae, autarquia municipal com reduzida capacidade de investimento, se comparada à Sabesp, do governo estadual.

 

Sinto-me muito feliz por ter sido um dos protagonistas dos avanços do Semae. De 2001 a 2008, quando comandamos a Prefeitura, concretizamos em todas as áreas o desenvolvimento sustentável. Ao iniciarmos o mandato, não havia tratamento do esgoto. Apenas 0,5% dos esgotos eram tratados.  Deixamos a gestão, em 2008, com a marca de tratamento de 43% dos esgotos coletados.

 



Seja na expansão de redes de água, seja na coleta de esgotos, demos um salto gigantesco, graças ao financiamento, via BNDES. Em valores atuais, seriam aproximadamente de R$ 400 milhões em investimentos. Os recursos proporcionaram a mudança na estação de captação e recalque de água do Rio Tietê, à montante da antiga estação, para a Pedra de Afiar, isento de poluição no Cocuera. No antigo local, construímos a nova Estação de Tratamento de Água para fazer frente ao acelerado crescimento municipal. Merece destaque a construção pioneira da Estação de Tratamento de Esgotos, em Cezar de Souza. Essas providências proporcionaram anos atrás que Mogi aparecesse, pela primeira vez, no Ranking de Saneamento, do Instituto Trata Brasil.

 


Enalteço e agradeço a equipe do Semae, assim como colaboradores de todas as secretarias que, durante nossas duas gestões, ajudaram a implementar com sucesso as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável de Mogi. A continuidade administrativa dos meus sucessores melhorou cada vez mais o saneamento básico mogiano, agregando, por exemplo, o +Mogi Ecotietê.

 

A proteção do meio ambiente baseia-se, preponderantemente, em saneamento básico, que também significa melhoria da saúde pública e de qualidade de vida. Mogi das Cruzes não pode fugir à luta. Fica entre as Serras do Mar e  da Mantiqueira, cortada pelo lendário Tietê. Somos ainda responsáveis pelo abastecimento de água para milhares paulistas, por meio do Sistema de Produtor de Águas do Alto Tietê. Nosso município abriga três grandes reservatórios de água (Taiaçupeba, Jundiaí e Biritiba Mirim).

 

Com planejamento, responsabilidade e apoio da população, vamos sim melhorar cada vez mais as condições de desenvolvimento sustentável de Mogi das Cruzes e Região. A elevação da qualidade de vida deve ser universal e igualitária, de forma permanente e continua! #Avante #MaisQualidadeDeVida

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário