terça-feira, 18 de maio de 2021

Vacina Sim

 

#Jeguetru – Sou um entusiasta de informações, sobretudo, com os acontecimentos ao nosso redor. Em nações de regime democrático, a liberdade de Imprensa, de pensamento e de expressão são conquistas incomensuráveis para formação humanitária, cívica e profissional do povo.

 

O valor da Imprensa precisa ser permanente, porém, em certos momentos, ele se agiganta, como neste período de pandemia da Covid-19. Contrasta com o negacionismo do governo federal, que prega inverdades, menosprezando o mal do século e em nada contribuindo no combate ao mortal vírus.

 

Apesar da pressão da maioria do povo, o governo federal faz pouco para informar a população sobre a Covid-19. Desde a saída de Luiz Henrique Mandetta, o Ministério da Saúde tem sido um zero à esquerda, sem interesse em adquirir vacinas e contra as restrições que governadores e prefeitos impõem por absoluta necessidade. O mais grave é que ignora, maltrata e desacredita as informações da Imprensa, xinga profissionais de comunicação e insufla extremistas contra o princípio constitucional da liberdade de Imprensa.

 

Em que pesem conhecidos deslizes, motivados por interesses diversos, a Imprensa brasileira está de parabéns! Preenche o vazio da comunicação oficial, constituindo um consórcio para esclarecer o povo sedento por informações. Globo, Extra, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e UOL constituíram uma parceria para trabalhar de forma colaborativa na busca de informações precisas nos 26 Estados e Distrito Federal. Divulgam números de pessoas contaminadas, de internados nas enfermarias e nas Unidades de Terapia Intensiva e de óbitos, detalhadamente, de forma nacional, estadual e municipal.

 

Desde janeiro deste ano, esse consórcio de Imprensa passou a computar o número de vacinados, o Vacinômetro, nos três entes da federação, indicando total de imunizados com a 1ª e 2ª doses da vacina. São informações imprescindíveis para o planejamento, enfrentamento e execução de políticas públicas de imediato, médio e longo prazos contra a pandemia. A ação preenche a inacreditável lacuna deixada pelo Ministério da Saúde.

 

Com o nome “Vacina Sim”, a mobilização do consórcio de Imprensa contribuí para informar e conscientizar o povo sobre a necessidade de se vacinar. A campanha traz a mensagem: “É hora de dizer Vacina Sim! Ela protege você e protege os outros. Vacina Sim! Uma campanha para todos”. O trabalho aumentou muito a conscientização do povo brasileiro. Tardiamente, com o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o governo começa a mudar a conduta e a postura.

 

Além de felicitar e agradecer o consórcio de Imprensa, compartilho um vídeo que recebi de um amigo. Verdadeiro ou não, não vem ao caso. Fato é que, enquanto o governo negacionista nada faz de positivo para combater a grave pandemia, o consórcio de Imprensa mostra a força da conscientização e faz um morador da zona rural se vacinar por meio do “jeguetru”. #VacinaSim

 


(Vídeo: Bernardo Bastos)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário