sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Mais amor e tolerância

 

#ÓdioMata – Embora o tema seja recorrente, creio que ações contra o ódio e preconceito de qualquer natureza não têm data nem hora. O problema é real e cotidiano. Deve ser sempre analisado e discutido na expectativa de que seja vencido. O governo da Bahia lançou uma campanha impactante contra o ódio e preconceito no mês passado (7/10).

 

No vídeo, diversas formas de violência são retratadas e narradas pelas próprias vítimas. A peça publicitária pede mais respeito e aborda temas como machismo, racismo, homofobia, transfobia, capacitismo e gordofobia. Muito bem-vinda e certeira, a iniciativa recebe comentários extremamente positivos nas redes sociais.

 

Na introdução do vídeo, a legenda mostra: “Só quem sente na pele sabe o que é ter que lidar com o ódio e o preconceito todos os dias. Isso machuca, separa e pode até matar. Mas, quer saber? Tá na hora de mudarmos essa realidade. Substituir o ódio e o preconceito por mais amor e tolerância. Afinal, somos diferentes, mas todos iguais”.

 

No início do clipe, uma mulher aparece na praia dizendo que “vão fazer piadinhas” quando ela tirar a canga, por ser gorda. Na sequência, um homem negro aparece em uma loja e comenta que será seguido por um segurança, por conta da sua cor de pele.


Numa outra parte do vídeo, aparecem duas mulheres se beijando. “Aquela mesa vai comentar que esse beijo é um absurdo, só porque somos lésbicas”. Em seguida, um homem em uma cadeira de rodas surge procurando trabalho, mas logo afirma sobre o empregador: “Ele vai comentar que eu não tenho o perfil, mesmo tendo vaga na empresa”. Logo depois, uma mulher surge em uma reunião só com homens, e conta o que acontece muitas vezes: “Ele vai me interromper o tempo inteiro, só porque eu sou mulher”.


Na parte conclusiva, o forte da campanha: uma mulher trans aparece na rua e diz. “Eu vou ser assassinada ali na esquina, só porque eu sou trans”. Ao fundo, uma pessoa joga uma pedra e o vídeo termina com algumas frases. “Todo preconceito alimenta o ódio. O ódio mata!”


Gestores públicos, políticos, lideranças e população em geral devem seguir o relevante exemplo do governo da Bahia, que escancara um dos piores males da humanidade – ódio e preconceito. Os comentários sobre a campanha extrapolam os níveis normais de satisfação. Os elogios aparecem maciçamente em reportagens dos meios de comunicação.

 

De carona nessa proposta, vamos rechaçar quaisquer sentimentos que fazem mal a nós mesmos e pregar o carinho, a atenção, o respeito, a solidariedade e muito amor, amor e amor... #MaisAmorETolerância


Mais sobre a campanha baiana: https://bhaz.com.br/governo-bahia-lanca-campanha-forte-contra-odio-preconceito/#gref

(Imagem: Reprodução/@govba/Instagram)



Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário