terça-feira, 2 de novembro de 2021

Saudades e gratidão!

 

#Finados – Hoje, 2 de novembro, celebramos o Dia dos Finados ou Dia dos Mortos, uma tradição iniciada por volta do século X em fortalecimento à lembrança dos falecidos. Penso que devemos dedicar diariamente uma oração aos falecidos queridos. Não apenas no Dia dos Finados, que é uma data especial para visitar os túmulos, levar flores, acender velas, incenso e orar pelos saudosos, notadamente pais e avós.

 

Sou um privilegiado por manter meus saudosos pais e avós em infinita lembrança, agasalhados em carinho, saudade, emoção e gratidão. Meus ancestrais, imigrantes japoneses, desembarcaram no Porto de Santos/SP, em 1928, e adotaram o Brasil integralmente. Deram-nos toda estrutura, ética, moral, cívica, religiosa e profissional para nos transformarmos em cidadãos responsáveis e úteis à sociedade e ao País.

 

Jamais esqueceremos palavras fundamentais da língua japonesa, utilizadas na formação cultural do seu povo, que meus avós e pais repetiam. E que, com certeza, alicerçaram a formação da nossa personalidade e caráter: shimbô (resistência), gâman (suportar), trabalhador (doryoku-sha), solidariedade (kiyoroku), responsabilidade (sekinin), patriotismo (aikoku shin), avante (zenpô), amor aos pais (oya kôko), gratidão (kansha), amor (aijô). Não eram simplesmente palavras ditas em vão. Tínhamos o compromisso de entender a dimensão delas e aplicá-las em nosso dia a dia. Isto se tornou um precioso e imprescindível legado. 

 

Homenageando os falecidos do mundo inteiro, compartilho fotos dos meus queridos e saudosos papai Izumi e mamãe Fumica, ditian Tokuji e batian Makie, que, como anjos da guarda, continuam nos protegendo, orientando, iluminando e abençoando rumo ao porto seguro. #SaudadesEGratidão 

 




Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário