terça-feira, 9 de novembro de 2021

Tempo de superação

 

#VoltaÀsAulas – Após quase dois anos de restrições impostas pela pandemia, começou a valer o retorno obrigatório de 100% dos alunos da rede estadual de São Paulo. Poderão faltar apenas aqueles que tiverem justificativa médica ou fizerem parte dos grupos de risco da Covid-19, como portadores de comorbidades, gestantes e puérperas.

 


Cai o distanciamento social, mas permanece o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel como protocolo de segurança sanitária. Momento difícil este retorno. Durante a longa ausência em sala de aula, a desigualdade social impediu que boa parte das famílias proporcionasse aos filhos a mínima estrutura de ensino via internet. Ainda há a triste realidade de evasão escolar e desistências.

 

Embora haja boa vontade, é notória a falta de estrutura do poder público para oferecer uma escola em condições ideais para o retorno às aulas. Inclusive, diante da realidade de milhares de novos alunos, que vieram de unidades particulares porque os pais não conseguiram mais bancar as mensalidades.  

 

Portanto, resta aos competentes e dedicados profissionais de ensino trabalharem com sensibilidade aguda para verificar o estado de espírito de cada aluno, ajudando-o no resgate do aprendizado presencial e na superação da ansiedade e do medo.

 

Achei muito legal a ideia de uma diretora de escola, que desenvolveu algumas atividades para reaproximar os alunos. Criou a gincana das cores e uma disputa interclasses de queimada, com a participação de alunos e professores. Tudo para facilitar o período de adaptação e o melhor entendimento das necessidades de cada um.

 

Apesar do momento difícil, é extremamente importante retomar o ensino presencial para já se adaptar ao ano de 2022. É verdade que ainda existe uma parcela de pais com receio de enviar seus filhos à escola, por conta da Covid-19. Contudo, vale lembrar que o ambiente escolar se prova seguro.

 

Fazemos um apelo aos pais para se unirem aos educadores e à direção das escolas, dando-lhes total apoio. O retorno às aulas e a retomada do adequado processo de aprendizagem das crianças são imprescindíveis para, aos poucos, voltarmos às atividades normais. E minimizarmos o prejuízo de formação escolar dos nossos pequenos e jovens. Com a compreensão e contribuição de todos, haveremos de superar os tempos sombrios que a pandemia produziu! #TempoDeSuperação 

(Imagem: Prefeitura de Guarulhos)


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário