terça-feira, 31 de maio de 2022

Visionário da educação

 


#Omec60Anos - Orgulhoso e muito grato, traço algumas linhas sobre o 60º Aniversário da Organização Mogiana de Educação e Cultura (Omec), de Mogi das Cruzes/SP, fundada pelo inesquecível e visionário Manoel Bezerra de Melo, conhecido nacionalmente como Padre Melo.

 

De acordo com a sua rica biografia, Padre Melo nasceu na cidade de Crateús/CE, em 18/01/1926. Como sacerdote da Igreja Católica, chegou em Mogi das Cruzes em 1962 para atuar como padre na Igreja Matriz de Sant’Ana. Educador emérito, além do sacerdócio, começou a ministrar aulas na hoje EE Dr. Washington Luís.

 

Numa velocidade meteórica, Padre Melo fundou a Omec, em 28/05/1962, dois meses após sua chegada em solo mogiano. Para espanto geral, após dois anos, conseguiu junto ao Ministério da Educação (MEC) a instalação dos cursos de Filosofia, Ciências e Letras, todos de nível superior.

 

A partir de 1973, tendo a Omec como mantenedora, veio anuência federal para iniciar o funcionamento da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), a 1ª universidade privada do Estado. Padre Melo foi reitor da instituição e, posteriormente, chanceler.

 

Ousado, corajoso, visionário e empreendedor, Padre Melo foi predestinado a transformar Mogi das Cruzes numa cidade universitária, com tradição e pioneirismo no desenvolvimento de importantes projetos científicos. Todos alicerçados em laboratórios, equipamentos modernos e espaços especialmente planejados para aulas, palestras, estágios e outras atividades acadêmicas. É notória a responsabilidade da UMC na formação de profissionais nas áreas de Ciências Exatas e Tecnologia, Humanas e da Saúde, com qualificação entre as melhores universidades privadas do Brasil. 

 

O empreendedor Padre Melo, além de emérito educador, foi deputado federal, vice-prefeito e prefeito de Mogi das Cruzes, dedicando toda sua existência à educação, em benefício do Brasil, do Estado e, destacadamente, de Mogi das Cruzes.

 

Em 1971, com autorização papal que o liberou dos votos de sacerdote, Padre Melo casou-se com a professora cearense Maria Coeli, uma verdadeira guerreira que deu imprescindível suporte ao cônjuge. Desta feliz união, nasceu Regina Coeli Bezerra de Melo. Esforçada, competente e dedicada, ela graduou-se em Jornalismo, Administração de Empresas e Mestre em Psicologia para suceder o pai na direção da Omec e da UMC. Atualmente, é chanceler e reitora. 


Fica aqui o registro de profunda admiração, respeito e eterna gratidão ao inesquecível Padre Melo (falecido em 09 de junho de 2020)! Predestinado e visionário, ele fez da educação o propósito da sua existência em prol da sociedade brasileira, paulista e mogiana. #Homenagem #Gratidão #VisionárioDaEducação

 

(Foto: Reprodução / Facebook Regina Melo)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário