quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Educação Infantil

 


#ImportânciaDaCreche – Com insistência, tenho denunciado o desinteresse e a incompetência secular de governantes e autoridades políticas em priorizar o ensino público de qualidade no Brasil. Imperceptivelmente, estamos há décadas escravos de países desenvolvidos, que esmagam nosso empreendedorismo e esfacelam nossos empregos, porque não conseguimos formar cidadãos e profissionais à altura da competitividade mundial.

 

Para falar de ensino, objetivando formação cívica e profissional dos jovens, é preciso focar a importância da educação infantil (creches e pré-escolas), com qualidade inquestionável. Implica cobrar providências das autoridades, a começar pelo fim da grande fila de espera para matrícula, que ocasiona às mães até o pernoite defronte às instituições em busca de vagas.

 

Temos de exterminar o princípio de que a creche é só para atender as mães trabalhadoras, que necessitam de um lugar para deixar seus filhos pequenos durante a jornada de trabalho. Além dessa oportunidade, as creches são os primeiros degraus da vida para formação cidadã, profissional e intelectual do ser humano.

 



A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a pedagoga Luciana Alves informam que 30% das crianças de 0 a 3 anos, de famílias pobres no Brasil, estão fora das creches por falta de vagas. Aliás, se o princípio é para atender a mãe trabalhadora, esse assunto cabe às estruturas de assistência social e não à educação.

 

A educação infantil (primeira etapa da educação básica) e fundamental são direitos fundamentais da criança. Comprovações não faltam no Brasil para atestar a superioridade intelectual das crianças que frequentaram ou frequentam as creches, em comparação com aquelas desprovidas desse atendimento.

 



Segundo a Fundação, são condições relevantes para uma creche de qualidade: acompanhamento permanente do poder público; corpo de educadores qualificados; estabelecimento amplo e confortável; equipamentos e insumos de qualidade; desenvolvimento sustentável; e sinergia permanente entre as instituições e os pais/mães.

 

Merece destaque o Centro de Educação Infantil Municipal Do-Ré-Mi, localizado no Distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes/SP, que opera integralmente dentro dos parâmetros citados. Sob a responsabilidade da ONG Associação Beneficente Raios de Sol (sem fins lucrativos), é dirigida magistralmente pela voluntária Aparecida Ferreira. Ela conta com a companhia da dedicada e competente diretora administrativa Amarílis Aparecida da Silva que, por sua vez, tem total apoio de uma extraordinária equipe de educadoras: Jaqueline, Simone, Edilaine, Marizete, Fabiana e Ângela, entre outras. As fotos estampam alegria das crianças, constituindo a prova maior da qualidade da creche Do-Ré-Mi. #Gratidão #EducaçãoDeQualidade

 


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário