sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Viva o Samba!

 

#RitmoDaAlegria – Com energia pra dar e vender, alegria contagiante e emoção profunda por ser brasileiro, faço hoje considerações sobre o Dia Nacional do Samba. Mais do que escrever, seria muito melhor sambar! Claro, como amador. Na verdade, o que vale é o ritmo que não nos deixa indiferentes. Sem mais nem menos, o corpo começa a se movimentar, tamanha é a empatia e a energia que o ritmo gera.

 

O Dia Nacional do Samba não é uma data comemorativa oficial. Foi aprovado pelo antigo Estado da Guanabara, atual município do Rio de Janeiro, pela Lei nº 554, de 27/07/1964. Na Bahia, havia um projeto de lei que, embora não aprovado, previa a data em homenagem ao inesquecível compositor Ary Barroso (autor de Aquarela do Brasil).

 

O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba. Devemos a ele a popularização do nosso Carnaval, que se perpetua como o ritmo oficial da festa, com samba-enredo, samba pagode e até samba rock, que impulsionam os magistrais desfiles carnavalescos. Merece destaque o samba de roda que, em 2005, tornou-se obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).  

 

Apesar de descendente de japoneses, eu adoro o samba! Quando assumimos a Prefeitura de Mogi das Cruzes/SP, em 2001, de imediato, realizamos o Carnaval de Rua. A Festa de Momo fez parte dos nossos oito anos de governo. Construímos a Avenida Cívica, local adequado para as apresentações dos incríveis Blocos e notáveis Escolas de Samba mogianos.

 

Em 2008, ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, a Associação Mogiana de Escolas de Samba e Blocos (Amesb), em reconhecimento ao incondicional apoio proporcionado ao Carnaval e aos sambistas, elegeu um Rei Momo atípico: um jovem descendente de japoneses (nissei) e magrinho, magrinho (como boa parte dos nipo-brasileiros)...

 

Em homenagem ao Dia Nacional do Samba e com sentimento de profunda gratidão aos sambistas, posto um vídeo em que sambo melhor que o campeoníssimo palmeirense e professor emérito de samba João Soares Lopes, meu amigo e colaborador... Kkkkkkk #VivaoSamba

 


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário