terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Maestro da Evolução

 


#Sinfônica20Anos – Salvo raríssimas exceções, no Brasil, quando muda o governo, mesmo o sucessor sendo do mesmo partido político do antecessor, é normal a tendência de mudanças administrativas e de programas. É comum até a troca do nome do projeto, apesar da continuidade da mesma iniciativa.

 

Dito isto, registro, com emoção e muita alegria, a longevidade dos projetos da Associação Sinfônica de Mogi das Cruzes (ASMC), que completou 20 anos de existência. Foi fundada em 11 de setembro de 2002, durante nossa 1ª gestão como prefeito. Mesmo após três prefeitos, a ASMC continua firme, robusta e sempre atualizada.

 

Com o Theatro Vasques lotado, a ASMC comemorou o 20º Aniversário de fundação, em 25 de novembro. Belíssimas apresentações e homenagens com cartão de prata para algumas personalidades marcaram a noite. Foram momentos sublimes, onde lágrimas dos participantes externaram as emoções.

 


A ASMC nasceu da necessidade de gerir o inédito e grandioso projeto Coral Canarinhos do Itapety, que iniciamos em 2001. Trata-se do coral de 300 crianças, vindas de famílias de alta vulnerabilidade social, criado para combater a desigualdade social, por meio da cultura, representada pela música, canto e dança.

 


O coral tornou-se um sucesso sem precedentes transformando-se em símbolo de inclusão social e cultura, brilhando ao lado de renomados artistas, como Guilherme Arantes, Elba Ramalho, Toquinho e Daniel. Esta sublime semente germinou, fazendo a ASMC agregar projetos e mais projetos, com o princípio primordial da qualidade. Após o Coral Canarinhos do Itapety, surgiram, entre outros, a Orquestra Minha Terra Mogi, a Orquestra Sinfônica Jovem e a inigualável Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, referência nacional e detentora de inúmeros prêmios.

Já há alguns anos, pela importância da música, tanto no aspecto social quanto no desenvolvimento curricular das crianças, a Secretaria Municipal de Educação introduziu na rede municipal o projeto Pequenos Músicos – Primeiros Acordes, em 22 escolas, abrangendo 10 mil alunos, incluindo 15 bandas escolares. Um sucesso estrondoso em todos os sentidos!

 

O trabalho da ASMC é uma aula magistral sobre como proceder a inclusão social, por meio da música. Destaco indivíduos vocacionados e iluminados, que garantem o êxito de projetos direcionados à formação cívica, intelectual, escolar, profissional, social  e, acima de tudo, humana das pessoas.

 

Dentre muitos valorosos integrantes da Associação Sinfônica de Mogi das Cruzes, destaco um condutor que, ao longo de duas décadas, com toda a dedicação, competência, sensibilidade, lealdade e espírito humanitário, rege essa evolução com maestria, desde o Coral Canarinhos do Itapety: o extraordinário Maestro Lelis Gerson.

 

Com muita emoção, amor e sem palavras adequadas para enaltecê-lo ou agradecê-lo, apresento toda gratidão! Que Deus lhe pague, Maestro Lelis Gerson! #MaestroDaEvolução #TodaGratidão

 


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário