terça-feira, 7 de novembro de 2023

Convívio harmonioso

 


#DespedidaDoCônsul – O Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana (61), despediu-se de sua função em outubro (23), com evento na residência oficial, ao lado de autoridades, amigos e lideranças da comunidade nipo-brasileira. O Japão é um grande parceiro e importador das nossas commodities (cereais, minérios, carnes, frutas, suco de laranja, etc...), enquanto o Brasil importa a alta tecnologia japonesa, sustentáculo das mais variadas atividades, notadamente na área do meio ambiente.

 

A excelente relação bilateral Brasil-Japão está alicerçada na amizade entre os dois povos. A comunidade nipo-brasileira, apesar de a imigração ter começado há 115 anos, mantém firme estrutura representativa, com associações culturais, esportivas e agrícolas, em todos os níveis como é em Mogi das Cruzes. Todos estão subordinados ao Bunkyo nacional, conhecido como Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, tendo ainda importantes parceiros como a Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil (Kenren) e a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo). São nessas estruturas representativas que os consulados e a embaixada do Japão no Brasil analisam e preparam estudos que são submetidos ao Governo do Japão.

 

Desde o início de sua jornada, em 7 de agosto de 2020, Ryosuke Kuwana teve um papel de altíssima importância. Enfrentou o período de pandemia da Covid-19, mas jamais deixou de visitar as centenas de comunidades nipo-brasileiras, com humildade e respeito, ouvindo as lideranças para formatação de políticas públicas.

 

Especialmente no meu caso, tenho o dever de contribuir para o sucesso das relações bilaterais. Desde o início da minha vida pública, como sindicalista e cooperativista, e após anos atuando na política partidária, tenho tido a honra de manter estreitas relações institucionais com o governo japonês, por meio de consulados, embaixada e representações como a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).



O reconhecimento do governo japonês reflete-se em eventos como o ocorrido em 2021, quando o Cônsul Geral Kuwana, ao lado do então Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, representando o Governo do Japão e o Imperador do Japão, me concederam a “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço”. Trata-se da 2ª mais importante condecoração do Japão, destinada às pessoas que prestaram “longos e meritórios serviços ao país”.

 


Na condição de deputado federal e presidente do Grupo Parlamentar Misto Brasil-Japão, em 2014, recepcionamos no Congresso  o então Primeiro-Ministro do Japão, Shinzo Abe, para estreitar as relações bilaterais e em comemoração aos 106 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

 

É fundamental o convívio harmonioso e respeitoso com quaisquer nações do mundo. Em especial, nesta era global. Com excelentes relações bilaterais e multilaterais, contribuiremos com o desenvolvimento do Brasil. Acima de tudo, visando o bem-estar e a qualidade de vida da nossa população. #ConvívioHarmonioso

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário