sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Feijão Maravilha

 


#DelíciasBrasileiras – Pratos legitimamente brasileiros, como a feijoada, tutu de feijão, feijão tropeiro e  baião de dois, fazem sucesso no mundo inteiro. A base de feijão vem de plantas leguminosas, riquíssimas em proteínas, vitaminas e fibras. Tem procedência da China, Egito e antiga Roma (Itália). O feijão é considerado responsável pela sobrevivência da civilização em períodos medievais de fome.

 

Um salto na história prova que devemos o legado dessa leguminosa aos escravos africanos, com o popular uso do feijão-fradinho, cultivado desde o século XVI, no preparo do acarajé. Mais tarde, o feijão viria a fazer parte da alimentação dos bandeirantes, dos tropeiros e, finalmente, de todos os brasileiros.

 

Em outubro último, a enciclopédia TasteAtlas apontou que feijoada e tutu estão entre os cinco pratos feitos de feijão mais saborosos do mundo. No ranking global (de 5 pontos máximos), o tutu de feijão (imagem: porteiravelha.com.br)  ocupa a 4ª posição, com a nota de 4,5. A tradicional feijoada (imagem: Adobe Stock) figura em 5º lugar, com a nota 4,4, à frente de pratos superfamosos como o cassoulet francês, a fagioli italiana e o pastel de feijão português. Nosso feijão tropeiro aparece na 7ª colocação.

 

O tutu de feijão é um prato típico da culinária mineira, processado com feijão cozido, refogado e com farinha de mandioca ou de milho, junto com pedaços de bacon frito, cebola e alho, utilizando-se a farinha de mandioca, quando o feijão for preto, e a farinha de milho, se for o feijão mulatinho.

 

O tutu de feijão e o feijão tropeiro merecem os mais efusivos aplausos. Mas, a excepcional exaltação ficou mesmo para a nossa feijoada, apesar de, na pesquisa, ter ficado atrás do tutu. Esta iguaria é o prato nacional do Brasil, um ensopado saudável com carne de porco e seus derivados, tendo como base o feijão preto, acompanhados de couve, arroz, torresmo, laranja e a imperdível dose de cachaça.

 

Enfim, a grande heroína é a leguminosa que tem nome científico de “Phaseolus vulgaris L”. Nosso badalado feijão é fonte de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como ferro, zinco e cálcio. Gerando pratos saborosos e desfruta de reconhecimento mundial. Profunda gratidão à culinária brasileira, que sempre dá água na boca! #FeijãoMaravilha

 


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário