sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Risadas e paixão

 


#LongevidadeSaudável – A maior dádiva proporcionada por Deus é a Vida que, ao lado da Família e dos Amigos, forma o tripé fundamental para ancorar nossa existência com as marcas do trabalho, harmonia, amor e felicidade. Para que essa composição seja inseparável, deparei-me com os ensinamentos externados pela colunista Silvia Ruiz, do VivaBem. De forma sintetizada, exponho preceitos para a longevidade. A base é, necessariamente, saúde e independência.

 

Nos últimos anos, cientistas estudam os processos de envelhecimento aliados à vida saudável, pesquisando pessoas centenárias que seguem perfeitamente bem. Detecta-se que aquelas que passam dos 100 anos, salvo exceções, possuem algo em comum. O Fórum Longevidade 360, promovido pela indústria farmacêutica GSK, destacou o papel fundamental da genética, identificando os genes que atuam na longevidade, mas não são o único fator. O que a gente faz com o corpo e a mente tem relação direta com o processo de envelhecimento bem encaminhado.

 

A colunista menciona sete hábitos das pessoas centenárias que a ciência comprova como bases da longevidade saudável:

 

01)  Movimento: a atividade física regular faz as pessoas se sentirem até 20 anos mais jovens. 02) Nutrição: dieta balanceada em proteínas e vegetais é imprescindível, com a combinação de peixes, carnes magras, pratos coloridos com vegetais e frutas da época, castanhas e azeite de oliva, dentre outros itens, aumentam a expectativa de vida, inclusive com boa visão. 03) Controle do estresse: meditação, técnicas de respiração e controle dos grandes males que a sociedade enfrenta ajudam a evitar doenças crônicas e envelhecimento precoce. 04) Substâncias e pessoas tóxicas: tirar ou reduzir ao máximo, cigarros e álcool, como também distanciar-se de pessoas perniciosas que são inimigas da longevidade. 05) Relações positivas: manter elo forte com a família e amigos afasta a solidão e aumenta a longevidade saudável. 06) Espiritualidade: qualquer que seja, o credo é essencial para a qualidade de vida longeva, porque quem tem fé sofre menos estresse, cultiva o senso de comunidade e cuida melhor da saúde. 07) Risadas e paixão: rir e sentir paixão faz um bem danado auxiliando a longevidade saudável, já que corpo e mente requerem o máximo de cuidados integrados.

 

O médico Nobolo Mori (foto), residente em Mogi das Cruzes/SP, completou 100 anos em 06/01/2024. Foi uma linda comemoração, coordenada pelos filhos. Dr. Nobolo é uma pessoa que se encaixa integralmente nos preceitos citados. Viva a vida! #RisadasEPaixão

 

(Imagem: Claudio Gatti/Divulgação)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário