terça-feira, 22 de setembro de 2020

Despoluição é a melhor homenagem

Hoje é Dia do Rio Tietê: Rio Verdadeiro ou Águas Verdadeiras, na língua tupi-guarani, que serviu tribos indígenas, propiciou a colonização e ancorou a evolução de sociedades. A homenagem consta da Lei Estadual (nº 7.815/1992) que ajudei a aprovar, enquanto deputado estadual.


Minha terra natal de Mogi das Cruzes é banhada pelo maior rio paulista, fonte de água para matar a sede e indutor do desenvolvimento do município. O Tietê impulsiona centenas de atividades econômicas. Desde uma siderúrgica até a inigualável produção de alimentos no nosso Cinturão Verde, o mais importante do Brasil.


O Tietê nasce em Salesópolis, no local transformado no Parque Nascentes do Tietê, com 134 hectares, tombado pelo governo paulista. A área fica no seio da Mata Atlântica e o rio tinha tudo para desaguar no Oceano Atlântico, a apenas 22 quilômetros de distância. Por generosidade divina, o Tietê corre em direção contrária e percorre 1,1 mil quilômetros, cortando o Estado de São Paulo de leste a oeste para servir 62 municípios até desaguar no grande Rio Paraná.


Com investimentos maciços e consciência, poder público e sociedade precisam trabalhar, juntos e com rapidez, para a despoluição completa de suas águas. Não adianta ficar na defesa verbal. O Tietê tem de deixar de ser alvo de despejos diários de bilhões de metros cúbicos de esgotos in natura vindos das cidades.


Mogi é a terceira cidade após a nascente do Tietê e tem se esforçado para melhorar o esgotamento sanitário. Quando assumimos a Prefeitura, em 2001, 63% dos esgotos eram coletados, mas apenas 0,5% recebia tratamento, antes de ser lançado no rio. Ao longo de oito anos, investimos pesado em saneamento, elevando os percentuais de coleta de detritos para 89% e de tratamento de esgotos para 43%. De fato, marcas históricas.


No 1º mandato, implantamos seis Estações Elevatórias com a função de bombear esgotos dos distritos de Braz Cubas e Jundiapeba para a Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp, em Suzano. Na 2a gestão, construímos a inédita Estação de Tratamento de Esgoto no Distrito de César de Souza, seguida de implantação de redes para recolhimento e tratamento de esgotos em toda a Cidade. São exemplos de ações pró-saneamento.


Atualmente, vale o destaque para o Programa +Mogi Ecotietê, desenvolvido pelo prefeito Marcus Melo e pelo vice-prefeito Juliano Abe. Os avanços a serem consolidados nos próximos anos tendem a elevar o saneamento básico em Mogi aos índices recomendados por organismos nacionais e internacionais de validação. A série de iniciativas da atual gestão permitirá fechar 2020 com 95% dos dejetos recolhidos e 61% dos esgotos tratados.


Vamos manter a mobilização em favor do Rio Tietê, trabalhando pela integral despoluição de suas águas. Devolver-lhe a vida é homenagear com justiça, dignidade e espírito cívico o nosso Tietê, um guerreiro que merece todo respeito, gratidão e zelo. #SalveRioTietê



Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário