segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Vibração cívica

 É obrigação cívica conhecer o porquê da independência do Brasil de Portugal, efetivada em 7 de setembro de 1822. Esta data é um dos mais relevantes feriados nacionais.

 

Por ser uma história importante, complexa e longa, não tenho a pretensão de descrevê-la. Dentre tantas matérias históricas na internet, pinço uma: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/independencia-brasil.htm

 

Alguns fatos merecem destaque. É o caso da declaração, em 22 de janeiro de 1822,  do então príncipe regente D. Pedro, contrariando seu pai, o rei de Portugal D. João VI: “Como é para bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto – diga ao povo que fico!”. Historicamente, nasceu o Dia do Fico.

 

É fundamental citar a esposa de D. Pedro, Maria Leopoldina, e seu amigo brasileiro, José Bonifácio de Andrada e Silva, como as personalidades que influenciaram enormemente o príncipe regente e cultivaram nele o desejo de concretizar a independência do Brasil.

 

Os meses que antecederam a libertação do Brasil colonial de Portugal foram extremamente conturbados. Em 28 de agosto, chegaram de Lisboa mensagens invocando o imediato retorno do regente D. Pedro para Portugal. A corte real portuguesa já acusava de traidores ministros de D. Pedro.

 

Recebida por Maria Leopoldina, a mensagem reforçou nela a necessidade do rompimento com Portugal. Em 2 de setembro, ela organizou uma sessão extraordinária, assinou uma declaração de independência e a enviou para D. Pedro que estava em viagem a São Paulo.

 

O mensageiro alcançou a comitiva de D. Pedro, às margens do Ribeirão Ipiranga. Ao tomar conhecimento dos fatos, o príncipe regente ratificou a ordem de independência, erguendo sua espada e entoando o grito histórico: “Independência ou Morte!”.

 


Como cidadãos brasileiros, vamos comemorar este 7 de setembro com muita vibração. Que os sentimentos de independência, aflorados pelos heroicos brasileiros que contagiaram o príncipe regente, sirvam para impulsionar, cada vez mais, em nossa Pátria o trabalho árduo pela liberdade, igualdade e fraternidade. São os três pilares imprescindíveis para a consolidação da democracia. #VivaIndependênciadoBrasil

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário