sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Cidade Inteligente

Orgulho, respeito e reconhecimento pelo avanço exitoso e sistemático na utilização da tecnologia em Mogi das Cruzes, impulsionada, notadamente, pela administração municipal. Nossos aplausos e gratidão ao prefeito Marcus Melo e ao vice Juliano Abe que se dedicam ao processo, com o apoio dos vereadores e da sociedade civil! 


O levantamento elaborado pela Consultoria Teleco analisa as cidades que ofertam serviços considerados inteligentes ao cidadão, usando meios digitais como internet e celular. Englobam mobilidade urbana, educação, saúde e meio ambiente, entre outros, com peso 2, e os meios de gestão municipal, com peso 1. 


O estudo analisa o desempenho tecnológico de ferramentas disponibilizadas à população, como as do estacionamento rotativo, do transporte público, da consulta de processos administrativos, emissão de documentos, agendamento de consultas, matrículas on-line, incluindo até coleta de lixo e de resíduos recicláveis, entre outros serviços. Essas aferições constituem o Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes. 



Mogi das Cruzes ocupa a honrosa 49a posição dentre os 100 maiores municípios do Brasil. Está à frente de capitais, como Brasília e Goiânia (de Goiás), entre outras dezenas de cidades, beneficiando a população com a agilidade, eficiência e praticidade dos meios digitais. 


Ao longo dos anos, a administração municipal vem conduzindo a evolução contínua no uso das ferramentas tecnológicas em prol da população. Conto uma memória de 2001, quando assumimos a primeira gestão como prefeito mogiano. A Prefeitura tinha míseros seis computadores. Investimos em modernização e, entre outras iniciativas, implantamos a Incubadora Tecnológica. Tamanha era a desinformação que a maioria perguntava se o novo espaço era uma granja incubadora de ovos para geração e venda de pintinhos aos avicultores. 


Não, a Incubadora Tecnológica foi o embrião do hoje premiado Polo Digital de Mogi das Cruzes. Selou o efetivo ingresso da Cidade na revolução tecnológica que se processaria com uma gama de produtos e serviços para impulsionar novos negócios, estimular o desenvolvimento e gerar empregos. 


Aproveitando o tema das cidades inteligentes, lançamos um forte apelo ao governo federal para universalizar o acesso à internet, acabando com os chamados buracos negros onde não há sinal para conexão. Anos atrás, com muita pompa, houve o lançamento do programa Internet para Todos, que tinha esse propósito. Porém, o projeto não saiu do papel, por motivos desconhecidos, e lamentamos profundamente. A inclusão digital é poderoso instrumento de maior participação popular e exercício da cidadania.

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário