quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Mestres da Vida

 


#DiaDoProfessor - Com muita alegria e gratidão homenageamos uma das figuras mais importantes da nossa vida: o professor. “Na construção de nosso conhecimento, os livros são os tijolos e os professores são os pedreiros”, disse Jonathan Fonseca Fogo. “Professores brilhantes ensinam para uma profissão. Professores fascinantes ensinam para a vida”, destacou Augusto Cury.

 

São duas das milhares de célebres citações que remetem à condição imprescindível do professor. Depois de papai e mamãe, são os professores que respondem pela nossa formação profissional, espiritual e verdadeiramente cidadã.

 

Neste período de isolamento social, em razão da Covid-19, diariamente, a Imprensa nos traz notícias comoventes de professores que se desdobram para garantir que seus alunos carentes não fiquem desamparados. Não é preciso ir longe. Aqui mesmo em Mogi das Cruzes, os guerreiros da Secretaria Municipal de Educação, sob a batuta do prefeito Marcus Melo e do vice Juliano Abe, se reinventaram para proporcionar atividades on-line aos quase 50 mil alunos da rede municipal. Também prepararam os materiais didáticos entregues nas casas para assegurar aprendizagem a quem não tem acesso à internet. Estão trabalhando muito! Até mais que em circunstâncias presenciais. Tiveram de aprender na marra e rápido a linguagem cibernética para elaboração e difusão de conteúdos. E seguem a postos, o tempo todo, para tirar dúvidas das crianças. Fica aqui nosso inominável apreço e gratidão!    

 

Quem não se lembra das professoras que nos ensinaram o beabá e a fazer  contas, dentre tantos aprendizados? No meu tempo de grupo escolar, no Coronel Almeida, em Mogi, nos idos anos de 1948 a 1951, jamais esquecerei os nomes das minhas saudosas educadoras, do 1º ao 4º ano: Dona Maria Aparecida, Dona Zeli, Dona Celeste e fechando, com chave de ouro, Dona Jovita. Incontestavelmente, foram elas que me moldaram para prosseguir como bom aluno, frequentando o que hoje seriam o 2º ciclo do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Elas me forneceram bases fundamentais para a pessoa que sou!

 

Entre inúmeros adjetivos, fico com as palavras que julgo mais adequadas para externar meus sentimentos aos mestres, com todo carinho: de um lado, Saudades! Saudades! Saudades!; e sempre, Gratidão! Gratidão! Gratidão! #MestresDaVida

 Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário