terça-feira, 6 de outubro de 2020

Xô, fake news!

 

Amigas e amigos, vocês já estão cansados de ler sobre os cuidados nas campanhas eleitorais. Portanto, não escrevo para vocês. Peço-lhes, respeitosamente, para levar esta mensagem às pessoas próximas, evitando que sejam ludibriadas e propagadoras de informações falsas nestas eleições municipais.   

 

Além das campanhas desenvolvidas pelos próprios candidatos, de alguns anos para cá, as redes sociais tornaram-se instrumentos de impacto assombroso e em tempo real. Não bastassem as transformações extemporâneas da era Covid-19, as fake news abarrotam os canais virtuais. São mentiras, distorções de fatos, pura difamação e notícias fraudulentas.

 


Sem uma análise cuidadosa sobre os alvos das informações, associada à efetiva participação no conteúdo das campanhas eleitorais dos candidatos, corremos o risco de escolher gente despreparada. E acabar reduzindo o valor do maior instrumento dos regimes democráticos, que é o sagrado voto: intransferível e secreto. Ele significa nossa responsabilidade cívica de transcendental importância coletiva.

 

Existe exatamente para melhorar nossa representatividade, com respeito ao Município, ao Estado e à Nação, perseguindo o desejo de um lugar cada vez melhor para se viver. Com qualidade de vida, sem tamanha desigualdade social, com zelo pelo meio ambiente e rumo ao desenvolvimento sustentável, entre outras conquistas. Enfim, devemos errar menos na escolha de candidatos.

 

As campanhas eleitorais servem para a escolha de pretendentes aos cargos públicos com comprovada idoneidade. Preparados e capacitados para, verdadeiramente, servir o povo.

 

Por conta do reduzido tempo destinado à campanha e do aumento considerável de candidatos, principalmente a vereador – já que estão proibidas as coligações proporcionais (disputa por vagas na Câmara Municipal) –,  mais do que nunca, temos o dever de analisar a vida pregressa daqueles que escolhermos para nos representar. Vale também conhecer seu histórico de trabalho para invalidar notícias falsas e espantar aventureiros ou promessões.

 

Caso se sintam seguros com o resultado das análises efetuadas, sugiro que, sem constrangimento, batam um bom papo com seus familiares e amigos para trocar informações. Vamos votar com segurança e garantia! #ASociedadeAgradece!

 Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário