sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Cultura de paz

Hoje, 02 de outubro, é o Dia internacional da Não-Violência, que deve ser lembrado e discutido. A violência institucionalizada em nossa sociedade anuncia sua própria continuidade de modo implacável. Em todos os lugares e momentos. Seja no interior dos lares, na convivência escolar, nas ruas e ambientes de convivência coletiva, no relacionamento entre pares, amantes ou familiares de todos os graus. 


O mais grave é que a sociedade reage a todos os níveis de violência com mais violência. E o pior, pelo andar da carruagem, ela só acelera e aumenta. 


Mesmo assim, não podemos nos abater e recuar, cultivando sentimentos pessimistas. Como dissemos, precisamos discutir incansavelmente o assunto, tendo em vista a própria necessidade de existir uma data como a de hoje. Não vislumbro o dia em que este tema não precisará ser lembrado. Temos de batalhar para transformar nossas realidades, evitando que a violência institucionalizada vire algo tão banal. 


Com justiça, a ONU – Organização Mundial das Nações Unidas escolheu 02 de outubro para tratar da não-violência. É o dia do nascimento de uma das maiores personalidades da humanidade, o maior pacificador de todos os tempos: MAHATMA GANDHI (1869-1948). 



Gandhi lutou a vida inteira pela pacificação, ancorada na filosofia de combate à violência com amor, seja por diálogos, petições e manifestações públicas, entre outras ações. Ele morreu assassinado em 30 de janeiro de 1948, em represália a sua tentativa de unificar pacificamente os povos hindus com muçulmanos. 


Porém, sua luta não foi em vão. Deixou um riquíssimo legado: “A paz pode ser alcançada numa mesa de negociações, mas são as pessoas e as comunidades que a consolidam. A paz começa no coração das pessoas que estão empenhadas em alcançá-las. Cada comunidade, família e pessoa têm um papel determinante a desempenhar na eliminação da violência e criação de uma cultura de paz”. 


Sugiro às amigas e aos amigos que procurem na internet um pouco mais da história deste grande pacificador hindu chamado MAHATMA GANDHI. Vamos nos comover com sua biografia que, com certeza, nos incentivará para, unidos, trabalharmos intensamente em prol da paz! #NãoViolência


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário