sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Mais controle, menos açúcar

 

#ExcessoDeAçúcar – A pandemia de Covid-19 altera o jeito de viver, como efeito do isolamento social e do home office (trabalho em casa). Estudo realizado com 44.062 brasileiros, entre abril e maio de 2020, mostra que metade das pessoas, com predominância feminina, está consumindo mais chocolates, guloseimas e outros doces em dois dias ou mais por semana, resultando num aumento de 7%, se comparado com o período antes da crise sanitária. Mais da metade dos entrevistados, jovens entre 18 e 29 anos, assumiram que estão consumindo chocolates e doces mais de duas vezes por semana. Enfim, no geral as pessoas estão consumindo mais bolos, sobremesas, lanches, chocolates, refrigerantes, café e chás adoçados. Os dados constam do projeto ConVid – Pesquisa de Comportamento, da Fundação Fiocruz em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de Campinas (Unicamp/SP).

 


Segundo especialistas, carboidratos dão energia ao organismo e seu consumo, de vez em quando, não faz mal à saúde. O grande problema é consumir todo dia ou várias vezes por semana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de açúcar numa proporção de 5% a 10% do total diário de calorias. Significa, em média, 25 gramas ou 6 colheres de chá. Mas, os brasileiros consomem cerca de três vezes mais, ou seja, 80 gramas.

 

Excesso de açúcar no corpo pode causar diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, obesidade, gordura no fígado, cárie dentária, cansaço, dor de cabeça, insônia, oscilação de humor, alteração no paladar, inflamação de pele e mucosas, entre outras. Quanto mais ingestão de doce, maior a vontade de consumir mais açúcar, levando à total perda de controle.

 

Os médicos sugerem autofiscalização. Meta é reduzir o consumo de produtos industrializados e processados, substituindo-os por alimentos naturais. Está com muita vontade de uma guloseima? Experimente consumir uma fonte de fibras ou proteínas: ovo, peixe, carne, lentilha, tofu de soja, feijão, grão de bico ou ainda gorduras boas, como azeite de oliva, abacate, castanha, etc. Isso minimiza o pico de insulina no sangue.

 

Nada melhor que uma boa saúde! Ela é fonte de felicidade. Vale a pena buscar autocontrole, com vontade e determinação! Vejam mais sobre o mal que o excesso de açúcar faz ao organismo:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/05/25/consumo-de-doces-cresce-na-pandemia-veja-se-esta-exagerando-e-como-reduzir.htm

#VamosÀLuta #MaisControle #MenosAçúcar 

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário