terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Perda irrecuperável

 

#RetrocessoNaEducação – A Educação, estrutura das mais importantes no desenvolvimento humano, sofre um baque mundial jamais visto na nossa história. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alerta que perdas no ensino, no mundo, são quase irrecuperáveis. Conforme levantamento, são 635 milhões de crianças que não voltam mais às escolas, dois anos após a eclosão da crise sanitária.

 

Com dados da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Fundação Lemann, Instituto Natura e DataFolha, a Unicef confirma que alunos do estado paulista tiveram somente de 25% a 28% de aprendizado no período de ensino híbrido, em comparação com aulas presenciais e sem interrupção. As duas principais matérias, português e matemática, retrocederam 14 anos. Inclusive, com uma grande perda: 10% dos alunos não voltarão às aulas. Assim, a Unicef prevê uma geração inteira profundamente afetada pelo fechamento das escolas nos últimos 2 anos e que as perdas são “quase irrecuperáveis”: uma “erosão” no ensino e um impacto “severo”.

 

Ainda conforme a Unicef, em alguns estados brasileiros, três de cada quatro alunos estão abaixo dos níveis normais no que se refere à leitura. Enfim, os impactos sobre o ensino aumentarão em muito as já existentes desigualdades sociais e raciais.

 

Diante dessa catástrofe que a Covid-19 causa no ensino, a ordem do dia é a união da comunidade. Da infinidade de medidas necessárias, cito algumas:

 

- Os alunos precisam de intenso apoio para recuperar a educação perdida.

- As escolas têm de ir além dos locais de aprendizagem para reconstruir a saúde mental, física e nutricional dos alunos em prol do desenvolvimento social.

- Pais, educadores e autoridades públicas necessitam estar atentos à saúde mental de crianças e jovens, que podem sofrer de ansiedade e depressão.

 

Na condição de avô e pai, superantenado com o problema educacional das crianças e jovens familiares, como também da sociedade em geral, estou pronto a colaborar para reduzir esse enorme impacto que a pandemia causa em tudo, notadamente, na mola-mestra do ser humano que é a educação. A ausência dela pode destroçar a vida inteira! #PerdaIrrecuperável

 


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário