terça-feira, 7 de junho de 2022

Sem mordaça

 #LiberdadeDeImprensa – “A informação é o caminho para a liberdade”. Esta frase, de autoria desconhecida, nos faz refletir o quanto a liberdade de Imprensa é fundamental para o fortalecimento do processo democrático em países livres da perversa ditadura. A liberdade de Imprensa tem tudo a ver com trinômio que pavimentou a vitória dos países aliados contra o fascismo e nazismo, na 2ª Guerra Mundial: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

 

No dia 1º de junho, por força da Lei Federal 9831/1999, sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, é celebrado o Dia Nacional da Imprensa. Hoje é comemorado o Dia da Liberdade de Imprensa. Pautada pela ética, verdade, imparcialidade e fatos bem fundamentados, a Imprensa é de fundamental importância para a sociedade.

 

Fato é que o nível de liberdade de Imprensa varia muito conforme o humor de governantes, mesmo numa sociedade democrática. Segundo a ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), neste ano, o Brasil ocupa o 110º lugar no ranking de liberdade de Imprensa, entre 180 países. É muito preocupante!

 

O relatório da RSF afirma que há deterioração de liberdade de Imprensa no Brasil. “Comprova que a desconfiança em relação à Imprensa, admitida pela retórica contra a mídia, disseminada por políticos, ganhou terreno ao longo dos últimos anos. Cada vez mais visíveis e virulentos, ataques públicos enfraquecem a profissão e incentivam pessoas abusivas, especialmente contra profissionais mulheres”.

 

Presidentes ditadores, não eleitos legitimamente pelo povo, quando não concordam com a linha editorial da Imprensa, paralisam a atividade jornalística e fecham a empresa. Pertinho do Brasil, há países em situação desabonadora, violenta e cruel em relação à liberdade de Imprensa. A ONG cita Cuba, classificada em 173º no ranking; Nicarágua, em 160º; Venezuela, 159º; e El Salvador, em 112º. Por outro lado, a liberdade de Imprensa nada de braçada na Noruega (1ª na classificação), Dinamarca, Suécia, Estônia, Finlândia, Irlanda, Portugal, Costa Rica e Lituânia, entre outras nações.

 

A liberdade de Imprensa em nosso País é parte da Constituição Federal, inserida no conceito de comunicação: “A liberdade de informação jornalística constitui garantia fundamental da República Federativa do Brasil”.

 

Para comemorar a data, destaco a competente, transparente, vibrante e talentosa comunicadora Marilei Schavi, de Mogi das Cruzes/SP. Em nome dela, cumprimento e agradeço as corajosas empresas de comunicação e os dedicados profissionais, que lutam pela liberdade de Imprensa, contribuindo para o fortalecimento da democracia. #SemMordaça

 


Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário