sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Nobreza da Caridade

 

#MaisAmor – Caridade significa compaixão, bondade, solidariedade, benevolência, piedade, misericórdia, beneficência, generosidade, humanidade, humanitarismo, prodigalidade, liberalidade, filantropia, altruísmo, magnanimidade, munificência e amor, entre outros sinônimos. Quem a pratica sabe que faz um bem danado à alma, à mente e ao coração. Em especial, quando a caridade é exercida com espontaneidade, sem autopromoção ou busca de retribuição.

 

De tão importante, a caridade é uma das qualidades mais defendidas pela maioria das religiões, visto que representa, na plenitude, amar e ajudar o próximo. No Brasil, o Dia da Caridade é 19 de julho, instituído (Lei Federal nº 5.063, de 04/07/1966) pelo então presidente Gen. Humberto Castelo Branco.

 

A celebração visa conscientizar sobre a prática e difusão da solidariedade como meio de desenvolver um bom entendimento entre todos os seres humanos. Na tarefa de amplificar a caridade, principalmente para as pessoas que caminham à margem desse sentimento, vale estimular visitas aos lugares onde a tristeza, a pobreza e a carência de atenção e carinho sejam latentes, como asilos, hospitais, orfanatos e até presídios. É provável que haja sensibilização e uma incursão na prática do bem.  

 

Vejam um exemplo legal de pessoas que praticam a caridade: “Projeto doa 3 mil pães por dia e dá treinamento técnico à população de rua”

 

Transcrevo três das 13 citações registradas no Capítulo XIII da 1ª Epístola de Paulo aos Coríntios: 

- A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante.

- Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar a montanha, se não tiver caridade, não sou nada.

- Por ora, subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém, a maior delas é a caridade. #NobrezaDaCaridade

 


(Banco de imagens por Vecteezy: https://pt.vecteezy.com/fotos-gratis)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário