terça-feira, 25 de outubro de 2022

Salve a Democracia!

 

#LiberdadeETrabalho – Amigas e amigos, hoje comemoramos o Dia da Democracia, em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, morto em 1975, em consequência de torturas sofridas no Destacamento de Operações Internas – Comando Operacional de Informações do 2º Exército (DOI-CODI), durante a ditadura militar.

 

Nos anos de 1970, Vladimir Herzog, tinha assumido o cargo de diretor do Departamento de Telejornalismo da TV Cultura. Era um vigoroso militante pela democracia e pelo fim da censura praticada pelos governos militares. Até hoje, o triste episódio da sua morte é lembrado como símbolo de resistência contra o autoritarismo, luta pela liberdade de expressão, pela preservação da Constituição de 1988 e como um alerta a quaisquer ameaças ao sistema democrático no Brasil.

 

O regime democrático pode não ser ideal, mas ainda é a melhor forma de governo em relação ao País e à sociedade. A democracia destina-se essencialmente a preservar e promover a dignidade e os direitos fundamentais do indivíduo; alcançar a justiça social; fomentar o desenvolvimento econômico e social da coletividade, reforçando a coesão social e a tranquilidade da Nação. Proporciona o equilíbrio interno para criar um ambiente favorável à paz internacional. É o único sistema político capaz de promover eventuais correções.

 

Sempre fui adepto da liberdade de expressão, da liberdade e dos direitos individuais e coletivos, da Imprensa livre e do respeito à Constituição. Daí a razão de enaltecer a democracia brasileira. Mesmo ela não sendo perfeita, vivemos e trabalhamos em paz e com tranquilidade.

 

Apesar da extrema polarização que envolveu as eleições, gerando radicalismos, cabe ao povo, com sabedoria e equilíbrio, escolher seus preferidos. A nação brasileira dá uma demonstração inequívoca de amadurecimento, fortalecendo o espírito democrático e a defesa fundamental do Estado de Direito.

 

Às vésperas do 2º turno das eleições, cabe ao Presidente da República, vitorioso nas urnas, comandar os liderados nos pontos-chave da administração para proporcionar dias melhores à sofrida, porém ordeira, população. Terá de atacar a enorme injustiça social como missão prioritária, melhorando bases elementares, como educação, saúde, habitação, transporte, saneamento básico e responsabilidade ambiental, na expectativa de gerar oportunidades ao povo, sob as formas de empregos, rendas e, acima de tudo, de qualidade de vida.     

 

Que o presidente eleito trabalhe intensamente, com respeito, determinação e humildade, costurando a união do povo. Lembremos de que inexiste na Terra um país igual ao nosso, tão absolutamente abençoado por Deus! #SalveADemocracia

 


(Foto: Tiago Queiroz)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário