terça-feira, 22 de novembro de 2022

Acordes do encanto

 

#FelizDia – Hoje é Dia do Músico, profissional vocacionado, com alta sensibilidade que emociona e encanta com melodias que se tornam inesquecíveis. Independentemente de serem profissionais ou amadores, os músicos são fundamentais para a arte, cultura e educação de forma geral, além de impactar de modo direto na vida das pessoas. Sem eles, não teríamos a oportunidade de conhecer canções, ouvir o som de diversos instrumentos, participar de eventos e viver a experiência tão rica que seu talento nos proporciona.

 

A história registra que esta data é em homenagem à Santa Cecília, que nasceu em Roma, no século III. A jovem Cecília era uma cristã profundamente devota e sempre participava das missas do Papa Urbano I. Por contrariar o rei e seus asseclas, foi torturada pela corte romana para que renunciasse a sua fé. No entanto, quanto mais a submetiam aos sofrimentos, mais a jovem Cecília se mostrava cristã e cantava a Deus. Sua conduta culminou com sua decapitação.

 

Desde o século V, comemora-se a festa em louvor à cristã Cecília. Porém, somente em 1594, ela foi nomeada padroeira da música pelo Papa Gregório XIII, já como Santa Cecília.

 

Pela sublime e magistral importância da música e por ser um alicerce na formação intelectual, cívica e profissional de crianças e jovens, enquanto prefeito de Mogi das Cruzes (2001 a 2008), impulsionamos a música como fator preponderante na educação escolar, visando o desenvolvimento humano.

 

Merece destaque a Sala de Música, implantada de forma inédita pela Secretaria de Educação na Escola Municipal Prof. Mário Portes, localizada no Distrito de Jundiapeba. Os resultados foram excelentes!

 

Outro expoente foi a criação do Coral Canarinhos do Itapety, formado por crianças advindas de famílias de alta vulnerabilidade social. É um dos mais longevos projetos da Prefeitura e perdura até hoje. Do coral, vieram  a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes e outras iniciativas vitoriosas.

 


Na imagem, o Coral Canarinhos do Itapety de Mogi das Cruzes, que se perpetua sob a divina batuta do extraordinário maestro Lélis Gerson, que com denodo e competência faz o grupo cada vez mais atuante. Na pessoa dele, registro uma citação, de autor desconhecido, para homenagear todos os músicos mogianos, do Brasil e do mundo: “Como pode tanto talento, criatividade e sensibilidade existir dentro de uma só pessoa...Mas existe! Você é uma inspiração! Parabéns e Feliz Dia dos Músicos!” #AcordesDoEncanto

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário