terça-feira, 15 de novembro de 2022

O melhor que temos

 

#ProclamaçãoDaRepública – É dia de celebrar a Proclamação da República do Brasil, fato histórico de 15 de novembro de 1889 e uma das datas mais importantes da história brasileira. Permitam-me pincelar alguns aspectos:

 

Resultou de uma longa insatisfação dos militares com o governo monárquico de D. Pedro II. Com um golpe militar, sem participação popular, o regime republicano de governo foi instaurado no Brasil, ocasionando a expulsão da família real. À medida em que o abolicionismo avançava, o monarquismo perdia influência no País. Inclusive, com desaprovação geral à sucessão de D. Pedro II pela Princesa Isabel e seu marido, Conde D’Eu.

 

Junto com o republicanismo, uma nova pauta surgia, o federalismo, inspirado no regime norte-americano. Merecem destaque figuras ilustres como Quintino Bocaiúva, Sólon Ribeiro e Aristides Lobo, entre outros líderes da sociedade civil, que contribuíram para a deflagração da República Federativa no Brasil, aliando-se ao influente militar, Marechal Deodoro da Fonseca, que coordenou o levante militar, com anúncio feito por José do Patrocínio (vereador do Rio de Janeiro).

 

Saltando na linha do tempo, a Constituição Federal de 1988 consagrou de vez a República Federativa Democrática no Brasil, assegurando direitos elementares, como fim da censura dos meios de comunicação; liberdade de expressão; direito das crianças e adolescentes; eleições diretas e universais com dois turnos; direito ao voto para analfabetos e voto facultativo aos jovens de 16 e 17 anos, dentre outros dispositivos.

 


Como afirmam cientistas políticos, “o regime republicano, federativo e democrático não é o perfeito e nem o ideal, mas é o melhor que temos”. Vamos comemorar a Proclamação da República Federativa do Brasil e lutar incessantemente pela sua preservação, junto com o processo democrático de governo. A nossa batalha vale a pena e não será em vão! #OMelhorQueTemos

 

(Reprodução / Proclamação da República, pintura de Benedito Calixto, 1893)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário