segunda-feira, 27 de março de 2023

Circo é cultura!

 


#DiaDeAlegria – Hoje é Dia do Circo, uma grande oportunidade para homenagear todos os talentosos profissionais que se dedicam à arte, cultura, entretenimento e lazer para a população! Infelizmente, as transformações que atingem a sociedade vão sombreando grandes projetos de inquestionável sucesso, como os espetáculos circenses. Deixam imensas saudades para adultos e idosos.

 

O termo circo deriva de “Circus Maximus”, da era do Império Romano. Os espetáculos serviam de entretenimento ao povo romano, desde a antiguidade. Esta data é uma justa homenagem a Abelardo Pinto, que nasceu em Ribeirão Preto/SP, em 27/03/1887. Trata-se do inesquecível palhaço Piolin (foto), um dos mais famosos que já se apresentaram no Brasil, com grande reconhecimento na década de 1920. Quando menino, Piolin acompanhava seus pais, envolvendo-se desde muito cedo com a arte circense. Protagonizou pequenos números como contorcionista e equilibrista até ser reconhecido como grande sucesso em 1917, época em que assumiu o nome artístico de Palhaço Piolin, apresentando-se no Circo Irmãos Queirolo.

 

Posteriormente, Piolin associou-se ao Circo Alcebíades, com apresentações no Largo do Paissandu, na Cidade de São Paulo. Seu desempenho chamou a atenção de ilustres personalidades, como o presidente do Brasil, Washington Luís.


Com a imensa emoção de quem aprecia os espetáculos circenses, externo profunda gratidão aos palhaços, trapezistas, acrobatas, contorcionistas, equilibristas, mágicos e às pessoas da retaguarda, que ainda fazem a alegria de todos!

 

Aproveito a oportunidade para conclamar os educadores da educação infantil a contarem estórias para as crianças, exibirem vídeos de circo, fazerem máscaras de palhaços com os alunos, desenharem e pintarem figuras do circo, realizarem apresentações teatrais e outras atividades que estimulem essa manifestação cultural. Entendo que preservar o significado do circo contribui sobremaneira para a relevante e necessária formação do ser humano. #CircoÉCultura

 

(Foto: Acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo)

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário