sexta-feira, 24 de março de 2023

Educação de qualidade

 


#NordesteAvança – Eis uma notícia que me emociona: estados do Nordeste vêm se destacando nos índices de educação. Notadamente, as escolas de Pernambuco e Ceará. Por que a emoção? Porque, na história brasileira, os estados nordestinos sempre foram considerados atrasados em tudo e o povo, gente de 3ª categoria. Na verdade, o desenvolvimento do Sudeste, em especial São Paulo, resulta em expressiva parcela, do trabalho do povo nordestino.

 

Como sempre digo, a educação de qualidade é fator de transformação do ser humano, de inclusão social, civismo e sucesso profissional. Segundo dados do Censo Escolar de 2022, no ensino integral, em termos de presença, Pernambuco, Ceará e Paraíba são os que têm a maior proporção de alunos do ensino médio matriculados, superando os índices de São Paulo, sempre considerado o mais avançado.

 

No importante ensino básico, de acordo com o Índice de Oportunidade da Educação no Brasil (IOEB), da Comunidade Educativa, em 2021, o Nordeste foi a região do Brasil que mais progrediu em relação aos resultados do ano de 2017. Na performance, incluem-se o nível de aprendizagem, estrutura das escolas e formação dos professores, entre outras conquistas.

 

No que tange ao ensino integral, o município de Sobral/CE conquistou o índice de 6,7 do IOEB, do total de 10,0, sendo referência nacional, sim senhor! Conforme o Índice Nacional de Educação Básica (IDEB), em 2021, das 100 melhores escolas no Brasil, 97 estão no Nordeste. Destas, 87 ficam no Ceará e as demais em Pernambuco e Alagoas. Já no ensino Fundamental II, o Nordeste concentra as 88 melhores escolas do Brasil.

 

Gente, estamos falando de escolas públicas! Portanto, é uma façanha que emociona! Essa qualidade decorre, em boa parte, das notas 1.000 em redação do Enem, a principal porta de entrada do ensino superior. Em 2021, dos 22 estudantes que obtiveram nota máxima no Enem, sete foram do Nordeste; no Sudeste, foram 11.

 

“Temos dois grandes líderes que são Ceará e Pernambuco. Os dados mostram que os estados criaram um planejamento muito focado. Eles confirmam que as ações não podem ser pontuais, mas é preciso fazer política de Estado, que vão se manter de uma gestão para outra”, afirma Kátia Smole, diretora do Instituto Reúna.

 

Enquanto prefeito de Mogi das Cruzes, tivemos a felicidade de contar com uma equipe qualificada de educadores, sob no comando da secretária de Educação, Professora Maria Geny Borge Ávila Horle, para revolucionamos a rede pública de ensino com projetos inéditos. Cito o Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) para aperfeiçoamento dos educadores, a Escola Municipal de Meio Ambiente, com o mesmo propósito, multiplicação de creches subvencionadas com administração terceirizada, merenda especial, bibliotecas multimídia, salas de música, etc...

 

Na 2ª gestão (2005-2008), consolidamos a implantação pioneira no Estado do Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Professora Ruth Cardoso, escola municipal de período integral, com múltiplas atividades culturais e esportivas, e 5 refeições diárias. Foi a base para o ensino de período integral que já contempla mais de 50% dos alunos da rede municipal. Democracia e liberdade de uma Nação somente com educação qualificada! #EducaçãoDeQualidade

 

Junji Abe, produtor e líder rural, é ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo

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